Polícia

Polícia Ambiental multa Prefeitura de Adamantina por corte de árvores em estrada rural

Prefeitura é multada em R$ 9.300,00 pelo corte de 31 árvores em trecho do Melhor Caminho.

Por: Da Redação atualizado: 31 de maro de 2018 | 11h07
Segundo a Polícia Ambiental, foram suprimidas 31 árvores nativas, em trecho de estrada rural que recebeu melhorias do programa Melhor Caminho (Cedida/Polícia Ambiental). Segundo a Polícia Ambiental, foram suprimidas 31 árvores nativas, em trecho de estrada rural que recebeu melhorias do programa Melhor Caminho (Cedida/Polícia Ambiental).

Em atendimento a ocorrência sobre degradação ambiental oriunda do Centro de Monitoramento Ambiental, sobre a supressão de árvores nativas em Adamantina, uma equipe da Polícia Militar Ambiental (2BPAMB/3CIA/2PEL) foi até o local nesta quinta-feira (29) e confirmou o corte de 31 árvores nativas.
Segundo nota à imprensa distribuída pela Polícia Militar Ambiental, a constatação se deu em uma estrada rural que foi alvo de obras do programa Melhor Caminho, e cita a Prefeitura de Adamantina como responsável pela supressão, realizada sem prévia autorização do órgão ambiental competente
De acordo com a Polícia Ambiental, foram suprimidas 31 árvores nativas das espécies Amendoim Bravo (Pterogyne Nitens), Ipê Roxo (Handroanthus Impetiginosuse), Farinha Seca (Albizia Niopoides) e Monjoleiro ( Senegalia Polyphylla).  A nota diz que a supressão das árvores se deu, provavelmente, como emprego de pá-carregadeira.
Diante do que foi constatado no local pelo Cabo PM Cavichioli, Cabo PM Magno e Soldado PM Cremonese, os policiais da patrulha ambiental expediram o Auto de Infração Ambiental (AIA) de multa simples no valor de R$ 9.300,00, por explorar qualquer tipo de vegetação nativa, fora de reserva legal, averbada de domínio público ou privado, sem prévia autorização do órgão ambiental competente.
Segundo a Polícia Ambiental, a supressão não autorizada das 31 árvores infringiu o Artigo 53 da Resolução SMA-48/14, não sendo apreendido material lenhoso, haja vista o estado de deterioração avançado.
Ainda em nota, a Polícia Ambiental informou que a conduta da Prefeitura de Adamantina não será apresentada à autoridade judiciária local por não caracterizar crime. A nota informou que o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Emerson Baptiston, recebeu a via do AIA e foi orientado quanto ao atendimento ambiental.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais