PM Ambiental divulga balanço das ações no perÃodo da piracema na região
PerÃodo de defeso para reprodução dos peixes foi de 1 de novembro a 28 de fevereiro.

A 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, sediada em Presidente Prudente, divulgou o balanço final da operação piracema nos rios da região, A área de fiscalização compreende 53 municípios. O período de defeso para reprodução dos peixes foi de 1 de novembro a 28 de fevereiro.
Conforme a PM Ambiental foram realizados 23 autos de infração de pesca e 82 ocorrências de vistorias de pescas. No período 7 embarcações, 3.434 redes de pesca 63 petrechos diversos foram apreendidos, como também 339 quilos de pescados.
(Divulgação/PM Ambiental).
A fiscalização embarcada durante o período da piracema acumulou 654 horas navegadas nos rios da região. O valor de multas arbitradas, por infrações diversas, soma R$ 26.902,30.
Veja quadro comparativo da operação em sua edição 2023/2024, para a edição anterior 2022/2023:
(Reprodução/PM Ambiental).
Saiba mais
A piracema é o período de reprodução dos peixes, quando as espécies nadam rio acima em direção às cabeceiras dos rios para desovar. Durante a piracema, os peixes migram em grandes números, enfrentando correntezas e obstáculos naturais.
O objetivo dessa migração é garantir a reprodução e a continuidade das espécies. Muitas espécies de peixes dependem da piracema para completar seu ciclo de vida, e é durante esse período que ocorre a maior parte da reprodução e do recrutamento de novos indivíduos para a população.
Por causa da importância da piracema para a conservação das espécies de peixes e para a manutenção dos ecossistemas aquáticos saudáveis, existem leis e regulamentações que proíbem a pesca durante esse período em muitas regiões, visando proteger as espécies durante sua migração reprodutiva.