Polícia

Pelotão de Bombeiros de Adamantina comemora o Dia do Veterano

Veteranos que serviram no Pelotão dos Bombeiros de Adamantina foram homenageados.

Por: Da Redação atualizado: 12 de novembro de 2020 | 12h22
Homenagens foram realizadas em formato drive-trhu (Foto: Cedida). Homenagens foram realizadas em formato drive-trhu (Foto: Cedida).

Aconteceu na Pelotão de Bombeiros de Adamantina na manhã desta quarta-feira (11) uma homenagem em formato drive-trhu pela passagem do Dia do Veterano. O 11 de novembro coincide com a data de término da I Guerra Mundial, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. A data é comemorada em todo o mundo, por corporações militares.

A celebração da data pelo Pelotão de Bombeiros de Adamantina ocorre pela quarta vez e deve permanecer ativa no calendário da corporação. Foram homenageados 25 veteranos que já atuaram na unidade local e hoje estão aposentados.

Eles foram orientados sobre a homenagem, previamente, para que se dirigissem ao quartel usando máscaras de proteção facial e não desembarcassem de seus veículos. No local, um a um, receberam uma placa alusiva à data. O drive-trhu funcionou das 9h às 11h.

Bombeiros veteranos foram homenageados (Foto: Cedida).

Iniciativa marca do Dia do Veterano (Foto: Cedida). 

Um dos homenageados foi o sargento Ariovaldo Donizete Gabriel, morador em Inúbia Paulista, e que serviu no Pelotão de Bombeiros de Adamantina no período de 1998 a 2010, quando se aposentou.

Ouvido pelo SIGA MAIS, o sargento aposentado destacou a iniciativa da instituição local em homenagear aqueles que atuaram na equipe adamantinense. “É com muito prazer que recebemos essa homenagem por aqueles companheiros que lembram da gente”, disse. “A Polícia Militar é uma mãe. Temos que honrar essa farda, com a qual trabalhamos por muito tempo”, destacou.

Outro ponto ressaltado pelo sargento Gabriel é a memória, quanto ao local, às ocorrências e aos colegas de farda. “Uma iniciativa como essa resgata muitas lembranças de ocorrências que atendemos aqui e o companheirismo. Valeu muito a pena ter vivido isso”, finalizou. (Continua após a publicidade...) 

Publicidade

Rede Sete Supermercado

 

Homenagem aos bombeiros aposentados (*)

“A aposentadoria, para a maioria absoluta dos trabalhadores, em qualquer parte do mundo, é um dos momentos mais aguardados da vida. Depois de contribuir com sua energia física e mental, com seu talento e disposição durante anos, essas pessoas não vem o momento de chegar o tão sonhado dia de carimbar a carteira profissional e despedir-se dos colegas. Daí para frente não terá que pedir folga para viajar, não haverá mais horário para acordar e a pescaria poderá ser na segunda. Esse pode ser o sonho de muita gente. Não é diferente para ao bombeiro que vai se aposentar, pelo menos na idéia inicial, porque na prática, de um dia para o outro, aquele que durante 30 anos de sua vida acostumou-se a estar no convívio de um quartel, fazer a barba, vestir sua farda e ao ouvir a sirene soar, sair correndo como uma criança e em 30 segundos estar dentro da viatura para atender emergências, resgatar vítimas, debelar incêndios; De um dia para o outro, não precisará mais fazer isso.

Então, na nova vida que ele tenta adaptar-se e acostumar-se, muitas vezes ele acorda pela manhãzinha e levanta para ir trabalhar e só diante do espelho, fixando os olhos no rosto marcado pelo tempo, lembra-se que não precisará ir ao quartel naquela manhã e nem na próxima. expirando, pensa: aposentei, não sou mais bombeiro.

Volta para a cama, mas logo levanta-se, o sono se foi. era uma segunda-feira aparentemente normal, prepara seu café da manhã. Como de costume faz sua caminhada de 30 minutos pelo parque do bairro, pendura-se na barra e faz 4 subidas, pensa se forçasse faria mais uma. Volta para casa, toma um banho e sai em seu carro rumo ao supermercado, muita coisa precisava comprar. Faz suas compras e volta para casa. Mas enquanto regressava, nota que o trânsito à frente fica lento, vê um movimento de pessoas e percebe que se deparou com um acidente.

Tratando-se de uma situação de emergência, reduz a velocidade e mantem a calma, observou que ainda não havia nenhuma viatura do corpo de bombeiros e muitas pessoas encontravam-se aglomeradas ao redor do local do acidente. Não enxergando quem havia se acidentado, ele pensou em seguir seu caminho, haja vista que várias pessoas se encontravam no local para prestar os primeiros socorros.

Placa em homenagem ao Dia do Veterano (Foto: Siga Mais).

Mas de repente uma frase ecoou em sua mente “vidas alheias e riquezas a salvar”. então, quase que por um impulso involuntário, parou o carro e foi averiguar aquela situação. tentou passar por entre as pessoas mais teve dificuldade, então ele identifica-se como bombeiro. Rapidamente abriram-lhe caminho dizendo: deixa ele passar. “ele é bombeiro!”. Ao ter acesso à vítima, viu que se tratava de um motoqueiro estirado ao chão. As pessoas não o tocavam, só olhavam e balbuciavam: será que ele está vivo?

O homem percebeu que o motoqueiro estava desacordado e se deu conta que a jugular do capacete o estava sufocando, impedindo-o de respirar. Ajoelhou-se devagarzinho próximo a vítima, abriu a abotoadura do capacete e com cuidado e habilidade o removeu. Nesse instante, todos ali presente puderam presenciar o sopro de vida do acidentado. Passados alguns segundos o motociclista retomou a consciência, abrindo os olhos, e ainda um pouco confuso enxergou aquele senhor diante dele e pensou o que está acontecendo? então o homem, tocando-lhe os ombros disse-lhe: fique calmo! está tudo bem! eu sou bombeiro e estou aqui para te ajudar! 

Querido irmão saiba que você saiu do bombeiro, dessa estrutura, mas o bombeiro, esse espírito, nunca sairá de você! Nos EUA os bombeiros da ativa agradecem os veteranos com a seguinte expressão: obrigado pelo seu tempo! E da mesma forma fazemos agora a você! Obrigado pelo seu tempo, sua história, nunca terá fim aqui. É eterna na sua lembrança e nos corações dos familiares das pessoas que você ajudou! Parabéns!”

(*) Texto: 2° Sargento PM Gabriel Valente Silva

Adamantina, 11 de novembro de 2020.

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone