Polícia

Megaoperação de combate à pedofilia faz prisões na região

Operação de combate à pedofilia prende 132 pessoas em flagrante, sendo duas na região de Prudente.

Por: Da Redação | Com informações da Agência Brasil e G1 Presidente Prudente atualizado: 18 de maio de 2018 | 09h18
Além das prisões, diversos materiais foram apreendidos pela Polícia (Imagem: Reprodução/TV Globo). Além das prisões, diversos materiais foram apreendidos pela Polícia (Imagem: Reprodução/TV Globo).

Nesta quinta-feira (17) acontece em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal a Operação Luz na Infância 2, que combate crimes de pedofilia. A operação é organizada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública e conta com a participação da Polícia Civil dos estados e DF.
Em coletiva à imprensa, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que mais de 1 milhão de arquivos (entre fotos, vídeos e outros documentos obtidos em ambientes virtuais) com conteúdos relacionados a crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes foram analisados antes da deflagração da Operação.
Segundo o ministro, os 579 mandados de busca e apreensão já resultaram em 132 prisões em flagrante. A operação é realizada em 284 cidades, abrangendo o Distrito Federal e mais 24 estados.
Das 132 prisões, duas delas ocorreram na região, sendo uma em Presidente Prudente e outra em Presidente Epitácio. As prisões foram cumpridas pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de ambas as cidades, unidade da Polícia Civil de São Paulo que investiga crimes contra crianças e adolescentes.

Operação integrada

O coordenador do Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, Alessandro Barreto, disse que a operação tem como foco encontrar pessoas que tenham grande quantidade de material. “Só uma pessoa na Região Sudeste foi encontrada com mais de 200 mil arquivos desse tipo”, disse Barreto. A pessoa encontrada com o menor número de documentos tinha, sozinha, 150 arquivos.
Segundo Jungmann, essa é a maior ação integrada de polícias judiciárias civis em todo o Brasil.
A Operação Luz na Infância 2 conta com 2,6 mil policiais civis que cumprem mais de 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Ministro Raul Jungmann durante coletiva sobre a Operação Luz na Infância II (Foto: José Cruz/Agência Brasil).

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone