Polícia

Lançados aplicativos para acionamento da Polícia Militar e Bombeiros

Novos sistemas facilitam o contato da população com as forças de segurança.

Por: Da Assessoria | Governo de São Paulo atualizado: 6 de janeiro de 2022 | 22h52
Pra utilizar os aplicativos  basta que os usuários façam um breve cadastro com o nome completo, telefone, e-mail e CPF (Divulgação). Pra utilizar os aplicativos basta que os usuários façam um breve cadastro com o nome completo, telefone, e-mail e CPF (Divulgação).

O Governador João Doria lançou nesta quarta-feira (5) os aplicativos “190 SP” e “Bombeiros Emergência 193” para o acionamento dos serviços da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A iniciativa permite que a população de todo o Estado tenha na palma da mão um canal disponível para solicitar o atendimento emergencial de ambas as instituições. 

"O Governo de SP acaba de lançar, no início deste ano, dois novos aplicativos para que a população possa acionar a polícia e os bombeiros do celular, sem precisar realizar chamada telefônica. É mais um canal rápido e eficiente para atendimento emergencial de qualquer cidadão aqui no Estado de SP", destacou Doria.

(Foto: GovernoSP).

O Secretário da Segurança Pública em exercício, coronel Álvaro Batista Camilo, informou que o aplicativo "Bombeiros Emergência 193” já está disponível para download nos sistemas Android IOS. O “190 SP" deverá estar disponível para download em breve.

Pra utilizar ambos os APPs, basta que os usuários façam um breve cadastro com o nome completo, telefone, e-mail e CPF. Após a validação, já será possível informar a ocorrência e confirmar a localização para uma viatura da PM ou dos Bombeiros inicie o deslocamento.

(Foto: GovernoSP).

O “Bombeiros Emergência 193” contempla o atendimento de todas as modalidades de ocorrências atendidas pela instituição como incêndios, afogamentos, atropelamentos, vítimas de acidente de trânsito, engasgamento e paradas cardiorrespiratórias. 

(Foto: GovernoSP).

O aplicativo “190 SP” permitirá o registro de denúncias de diferentes naturezas como violência doméstica, perturbação do sossego, alarme disparado e aglomeração, entre outras. A localização é preenchida no registro pelo usuário ou automaticamente pelo georreferenciamento, desde que ativo no aparelho utilizado.

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Novas modalidades de ocorrência serão disponibilizadas a cada atualização do APP, que permitirá também, a partir de fevereiro, o envio de até duas fotos, áudios e de vídeos de até 10 segundos, como reforço do fato registrado.

“Isso gera um conforto maior ao cidadão que vai acionar a PM. Uma vítima que vai solicitar o atendimento em uma ocorrência de violência doméstica, mas não consegue falar, por exemplo, vai se sentir mais segura e consegue pedir ajuda pelo celular”, explicou o coronel Tardivo.

Tecnologia e Segurança

Nesta gestão, o Governo de SP lançou uma série de ações inovadoras para uso de tecnologia na Segurança Pública, de forma a garantir mais proteção e melhor atendimento à população. Entre as iniciativas estão, por exemplo, a Delegacia Eletrônica, Delegacia da Diversidade Online, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Online, o aplicativo SOS Online para vítimas de violência doméstica, além de drones e bodycams acopladas às fardas dos policiais.

(Foto: GovernoSP).

"A crescente demanda por serviços de segurança foi acompanhada por um processo permanente de modernização de procedimentos e equipamentos. O uso das ferramentas agiliza o acesso da população aos serviços emergenciais, aproxima a comunidade das instituições policiais, reforça os canais de interação, reduz acionamentos indevidos e permite que os telefones 190 e 193 priorizem as ocorrências de maior gravidade", destacou Álvaro Camilo.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone