Polícia

Em Adamantina, Operação Direção Segura fiscaliza 45 condutores e aplica 22 multas por embriaguez

Blitz realizou 26 testes de bafômetro, com 6 autuações. Outras 16 foram pela recusa ao procedimento.

Por: Da Redação atualizado: 3 de abril de 2023 | 14h24
Fiscalização na Alameda Padre Nóbrega, Parque dos Pioneiros (Cedida). Fiscalização na Alameda Padre Nóbrega, Parque dos Pioneiros (Cedida).

Com dois pontos de fiscalização e participação do Detran.SP, Polícia Milita e Polícia Civil, Adamantina recebeu na noite desta sexta-feira (31) a Operação Direção Segura Integrada (ODSI). Coordenada pelo órgão estadual de trânsito, a iniciativa busca a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção.

Fiscalização na Avenida Marechal Castelo Branco, entrada da cidade (Cedida).Fiscalização na Avenida Marechal Castelo Branco, entrada da cidade (Cedida).

Na cidade foram montados dois pontos de bloqueio para fiscalização dos motoristas: na Avenida Marechal Castelo Branco (via de acesso), na entrada da cidade, e Alameda Padre Nóbrega, no Parque dos Pioneiros. O funcionamento dos dois pontos foi das 19h de ontem às 3h da madrugada deste sábado (1).

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado

Conforme balanço da operação, foram fiscalizados 45 condutores de veículos diversos. Dentro do foco principal da ação, foram realizados 26 testes de bafômetro, com a elaboração de 6 multas com base no Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência”.

Fiscalização na Alameda Padre Nóbrega, Parque dos Pioneiros (Cedida).

Foram formalizados ainda 3 procedimentos de crimes de embriaguez ao trânsito. Essa caracterização, conforme o Artigo 306 do CTB  ocorre quando o resultado do teste do bafômetro indica concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.

Outras 16 multas foram lavradas com base Artigo 165-A do CTB, a condutores que se recusaram a realizar o teste do bafômetro. No total, foram 22 multas relacionadas a embriaguez ao volante.

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Tanto dirigir sob a influência de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com os artigos 165 e 165-A do CTB.  O motorista que for flagrado alcoolizado ou que se recusar a fazer o teste do bafômetro será multado em R$ 2.934,70. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Fiscalização na Avenida Marechal Castelo Branco, entrada da cidade (Cedida).

A fiscalização abordou ainda 3 condutores com licenciamento vencido e 1 com CNH vencida, também autuados. Na operação, 2 veículos forma recolhidos ao pátio licenciado, sendo 1 automóvel e 1 moto.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone