DISE explica encaminhamentos de ocorrências envolvendo tráfico e uso de drogas na Expoverde
Foram 3 ocorrências na área interna do recinto, desencadeadas a partir de ações da PolÃcia Militar.

Das três ocorrências policias envolvendo prisões de adultos, apreensão de adolescente infrator e de drogas, na área interna do recinto Poliesportivo, em Adamantina, durante a ExpoVerde, a reportagem do SIGA MAIS procurou a DISE – Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes de Adamantina, unidade especializada da Polícia Civil, e obteve o andamento dado a cada um dos casos.
Na noite de 4 de setembro (sexta-feira), dois rapazes foram presos pela Polícia Militar portando 10 pedras de crack. Ambos foram presos em flagrante e encaminhados ao Plantão da Polícia Civil, onde o delegado de plantão ratificou o flagrante. Segundo o delegado Ricardo Dourado dos Santos, titular da DISE de Adamantina, os dois rapazes permaneceram presos, à disposição da Justiça.
A segunda ocorrência foi na noite do dia 6 (domingo), quando um adolescente foi surpreendido com 10 porções de maconha. Os policiais militares realizaram a apreensão de adolescente e encaminharam ao Plantão da Polícia Civil. O delegado explica que, por envolver menor, o caso foi apresentado ao Juiz e Promotor do Plantão Judiciário de Tupã, que decidiram por colocar o adolescente em liberdade.
No terceiro caso, também na noite do dia 6 (domingo), cinco jovens de Tupi Paulista foram surpreendidos pela Polícia Militar com pequenas porções de drogas, que após a abordagem foram apresentados ao Plantão da Polícia Civil sob a acusação inicial de tráfico, sendo constatado pela autoridade policial que a droga seria para uso próprio, deles, e não para comercialização.
Segundo o titular da DISE, há um artigo na Lei de Drogas, que fala sobre o "uso compartilhado", ou seja, quando o fornecimento da droga é feito entre amigos e com destino apenas de consumo entre eles. De acordo com o delegado, tal artigo está previsto em um parágrafo do crime de tráfico, mas a pena é de menor potencial ofensivo, logo, não gera prisão em flagrante com recolhimento a cadeia.
Nesse caso, segundo a autoridade policial, o procedimento adotado é de elaboração da ocorrência e termo circunstanciado para responsabilização criminal em juízo, mas todos respondem em liberdade. A informação atualiza a versão anterior, dada pela Polícia Militar, de que os mesmos teriam ficado presos.
Nos três casos, a droga foi apreendida, para posterior descarte/incineração.