“Domando o Dragão”: escritora adamantinense lança segundo livro
Novo livro de Camila Heloíse aborda reflexão e autorresponsabilidade, com o foco em ansiedade.

A escritora adamantinense Camila Heloíse lançou no último sábado (20), em Araras, seu segundo livro, “Domando o Dragão”, pela Editora Penalux. É a segunda publicação autoral de Camila. Em 2012, sua estreia na literatura foi com "O Amor é o que Vem Depois", livro de prosas fala sobre relacionamento, cujo lançamento ocorreu em Adamantina.
O lançamento de “Domando o Dragão” aconteceu na manhã de sábado, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita. O encontro com a escritora reuniu amigos, familiares e autoridades, que tiveram o primeiro contato com a nova publicação. O novo livro fala sobre reflexão e autorresponsabilidade, com o foco em ansiedade.
Camila é formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI) e hoje mora e trabalha em Araras.
Escrita terapêutica
O livro "Domando o Dragão - A experiência de conviver com a ansiedade" tem 106 páginas e apresenta reflexões sobre como uma pessoa que sofre com ansiedade vê o mundo, como ela se relaciona com outras pessoas e de que maneira a ansiedade pode impedi-la de realizar pequenas atividades do dia. "A ansiedade é um sentimento capaz de roubar o que existe de mais especial na vida: o agora, a preciosidade do instante. E viver com excesso de futuro não é nada poético ou feliz, é paralisante", descreve a autora.
Com essas palavras, Camila abre uma sequência de textos em que aborda a dificuldade na descoberta da doença, a importância da família e dos amigos, os gatilhos para crises de ansiedade e como conviver com o transtorno de ansiedade.
O livro, segundo a escritora, foi escrito durante um período de escrita terapêutica, com o objetivo de controlar suas próprias crises. Agora, "Domando o Dragão" tem o objetivo de auxiliar as pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade.
Como a escritora domou o dragão da ansiedade
Em entrevista ao SIGA MAIS, a escritora Camila Heloíse revelou que o processo de escrita do novo livro levou cerca de um ano. Já o contrato com a editora foi assinado em janeiro de 2018. Ela detalhou que a publicação foi estruturada a partir da experiência pessoal em conviver com a ansiedade. “A ansiedade fez com que eu gastasse energia de forma desnecessária, pelo simples fato de não ter conhecimento sobre o tema. Por isso, digo que a minha inspiração partiu da busca pessoal por uma vida mais equilibrada”, disse. “Tentar entender melhor sobre a ansiedade e como conviver com ela, fez com que eu tivesse o desejo de dividir com outras pessoas que possam estar passando pela mesma situação, sem saber que a vida pode ser melhor se buscarmos as respostas sem medo”, continuou.
Ao ser questionada se a publicação pode ser definida como de autoajuda, ela disse que também tem essa característica. Segundo a autora, a abordagem traz reflexões pessoais que instigam a busca pelo autoconhecimento. “Acredito que todo livro é uma espécie de autoajuda, já que os livros e suas histórias inspiram mudanças em quem lê. Pelo menos, o que espero é que o livro seja uma pequena influência positiva na vida de quem sofre com ansiedade, para que busque ajuda e busque se conhecer mais e melhor”, explica.
Camila faz também um paralelo sobre a concepção dos seus dois livros, e põe a publicação de 2012 como uma produção literária despretensiosa. “Eu apenas registrei algumas histórias no primeiro livro para aquecer o coração das pessoas que se identificassem”, disse. Já seu novo livro envolveu uma dedicação diferente por parte da autora. Ela destaca que leu muitas coisas sobre o tema, assistiu vídeos, ouviu pessoas e se dedicou como mais seriedade, pela abordagem de um tema bastante delicado e completo. “Precisei de mais sensibilidade e cuidado com este segundo livro, para que os leitores se sentissem melhores ao ler, mais confortáveis e confiantes”.
A partir da própria experiência e sua superação no universo da ansiedade, Camila sinaliza que conseguiu domar o dragão. “A ansiedade, como digo no próprio livro, acaba com os nossos melhores momentos quando não olhamos para ela, quando não encaramos o que sentimos. Para todos aqueles que percebem que a ansiedade já está se tornando um verdadeiro dragão, eu indico que busquem ajuda profissional. E que, além disso, leiam sobre o assunto, assistam vídeos disponíveis na internet, conversem com outras pessoas que sentem o mesmo para que não se sintam mais sozinhos, e para que possam encontrar a melhor forma de conviver com a ansiedade sem destruir a própria vida. O autoconhecimento é uma das coisas mais maravilhosas que já descobri”, ensina.
Escritora e leitores têm histórias em comum
Segundo a autora, a aceitação ao novo livro tem sido bastante positiva. “O livro me apresentou muitas pessoas que sofrem com ansiedade, e a maior parte delas ainda não tinha coragem de falar sobre o assunto porque se sentia sozinha, acreditava que deveria ser algo incomum. Estou muito feliz pois a cada dia sinto um interesse maior no livro, as pessoas me procuram para falar sobre ele e depois rende uma troca de experiências sobre a ansiedade que também contribui demais para minha vida e para o meu crescimento pessoal”, comemora. “Sinto que o livro irá aproximar muitas pessoas para discutir sobre o assunto, e só imagino um resultado positivo pra isso”, continua Camila.
Entusiasmada com essa aceitação, Camila faz agradecimentos especiais. “Agradeço muito à Editora Penalux por incentivar e por acreditar em projetos como o meu. Aos psicólogos Tatiane Dalbello e Danilo Viaro, ao hipnoterapeuta Rogério Degaspari, à escritora Erica Gaião e ao meu irmão Mateus Henrique, responsável pela capa do livro. Agradeço à minha família toda pelo apoio e por confiarem em mim nessa jornada como escritora, e também em minha jornada pessoal em busca do autoconhecimento. Agradeço aos amigos que se fazem presentes e me ajudam e a toda a imprensa de Adamantina e de Araras que tem ajudado a divulgar esse trabalho que tem o objetivo de ajudar as pessoas”, finaliza.
Serviço
"Domando o Dragão - A experiência de conviver com a ansiedade"
106 páginas. Editora Penalux
Compre aqui.