Alexandre Queiroz firma-se nas artes visuais e trabalhos ganham projeção
Artista plástico autodidata, de 22 anos, tem trabalhos reconhecidos pelo público e especialistas.
Alexandre Queiroz (22), de Adamantina, já pode definir-se como artista plástico. Autodidata nos traços, cores, formas e estilos, nunca fez um curso específico na área de artes, e começou a desenhar e pintar no início do ano passado, inicialmente abrindo seus trabalhos para o núcleo familiar e amigos. Agora, mais seguro, abre-se para novas oportunidades que possam dar visibilidade ao seu talento e capacidade.
Ele foi tema de uma reportagem publicada no SIGA MAIS em outubro do ano passado (reveja aqui). Na época, foi apresentado um resultado muito positivo sobre sua curta trajetória no caminho das artes visuais, desde os primeiros traços às pinturas em óleo sobre tela.
De lá para cá, é visível sua evolução, seu aprimoramento e rigor, quando então passou a se dedicar mais às pinturas e desenhos no papel. “Talvez a minha maior evolução seja os desenhos no papel como o grafite e aquarela. Não abandonei as telas de tinta óleo. Continuei e trabalhei com outros materiais, como o carvão e a tinta acrílica”, explica.
Caminho criativo
Autodidata, Alexandre tem a segurança e a ousadia para se arriscar. Ele explica sua dinâmica criativa, e os caminhos que percorre, da inspiração à finalização das obras. “Como sou autodidata, não tenho um cronograma específico do que irei fazer. Aprendi tudo sozinho mesmo”, revela.
Por iniciativa própria, começou a fazer pesquisas sobre outros artistas, ampliando seu repertório de conhecimento. “Eu pesquiso sobre vários artistas, desde os mais antigos aos atuais. Tento ver o máximo que posso, independente de quem seja o artista ou estilo”, ensina. “Não me inspiro somente em artistas plásticos. Inspiro em minha vida, nas pessoas próximas de mim, na natureza, em uma história ou música que estou ouvindo e tento transformar tudo isso em pinturas e desenhos”, completa Alexandre.
Para a produção dos trabalhos, criou uma rotina onde se organiza e se aprimora. “Como disse não tenho um cronograma diário, mas tento dividir o que estou fazendo, por exemplo, em um dia começo fazendo desenhos com lápis de cor, depois aquarela, carvão. Tento dividir o tempo para evoluir as técnicas, sendo versátil, sem focar em só estilo”.
Maturidade e reconhecimento
Alexandre revela-se maduro, e consciente da necessidade de aprender sempre, buscando enriquecer sua técnica e o resultado final dos seus trabalhos. “Por mais que as pessoas elogiem minha arte e ela seja reconhecida por outras pessoas e artistas, nunca estou 100% satisfeito, pois sempre sinto que preciso aprender mais sobre uma técnica ou evoluir outra”, diz. Essa é resposta dada por ele, sempre que alguém lhe pergunta sobreo segredo da pintura. “Nunca pense que você sabe tudo, mesmo que as pessoas falem ou achem que você saiba tudo. Sempre haverá algo de novo para aprender”, ensina.
Alexandre mora na zona rural e cursa história na FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), e inicia-se profissionalmente, no ramo das artes, como professor de pinturas no ateliê Terapia das Cores (Rua 9 de Julho, 495, centro de Adamantina). E dá aulas particulares, além de produzir quadros e desenhos sob encomenda.
Uma vitrine para o reconhecimento ao seu trabalho foi a publicação de desenhos de sua autoria na Fanpage Desenh4ndo, de grande credibilidade no meio das artes visuais. A publicação do seu desenho, hoje, tem mais de 8 mil curtidas e mais de 500 compartilhamentos (veja aqui).
Recentemente realizou uma exposição na Biblioteca Municipal de Adamantina, a convite da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e recebeu uma Moção de Congratulações e Aplausos, conferida pela Câmara Municipal de Adamantina.
Quem quiser acompanhar os trabalhos e a trajetória profissional de Alexandre Queiroz, basta acessar sua Fanpage.