Três Barras e Parm Agropecuária promovem leilão dia 31 de maio, com transmissão pelo Canal do Boi
Leilão vai ofertar touros, novilhas, doadora e pacote de embriões. Rodada acontece dia 31 de maio.

Duas referências entre os criadores de nelore no Mato Grosso do Sul, a Parm Agropecuária e a Agropecuária Três Barras (3BA), ambas de Bataguassu (MS) – tendo como convidada a Agropecuária Maragogipe, de Itaquiraí (MS) – realizam no dia 31 de maio um esperado leilão com animais e embriões dos seus rebanhos.
As três participantes conduzem a atividade pecuária regidas por um rigoroso programa de melhoramento genético da DeltaGen. O leilão é esperado no setor e se torna uma oportunidade para os interessados na aquisição de animais e embriões com qualificação genética e alta rentabilidade.
Conforme os organizadores, serão ofertados 95 touros, entre eles vários touros testes de progênie (metodologia que identifica touros de maior produção) e 60 novilhas super precoce prenhas e uma doadora consagrada no plantel 3BA, todos com o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) emitido pela DeltaGen e chancelados pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), e ainda pacotes de embriões. As três participantes destacam a oferta 100% de animais Deca 1 (aqueles classificados entre os 1% a 10% melhores em sua categoria). Assista aqui um conteúdo especial de apresentação do evento.
O leilão presencial acontece dia 31 de maio no recinto da Leilosul, em Bataguassu. Os convidados serão anfitrionados pelo pecuarista Kiko Micheloni e os filhos José Paulo Romanini Micheloni e José Francisco Micheloni Júnior, que dividem a gestão empresa agropecuária.
A rodada de negócios terá transmissão ao vivo pelo Canal do Boi. Os animais estarão disponíveis para revisão no local a partir das 10h, com almoço a partir das 12h e início dos certames às 13h.
Diferenciais: genética, manejo, rentabilidade e oportunidades no mercado
O perfil genético dos animais e sua produtividade são diferenciais competitivos para o plantel das três participantes, na sua relação com o mercado da pecuária comercial, como destaca Danilo Martins, da Parm Agropecuária. “A vaca tem que ser prolífera. É o primeiro requisito dentro de uma fazenda de cria”, explica. “Quando a gente procura o bom bezerro, a gente tem que ter vacas de alta produção que entregue esse bom bezerro”, prossegue.
Para esses resultados, Danilo ressalta o uso da genética por meio de produtores chancelados pelo CEIP, via DeltaGen, com entregas finais que repercutam a melhor rentabilidade diante dos investimentos e os tratos nas fazendas. “É um serviço de hotelaria. Ela tem que pagar a conta dela. Se não paga via produto, ela paga via carcaça”, completa.
(Divulgação).
Danilo exemplifica o CEIP como um vestibular. “O CEIP nada mais do que um vestibular num processo de produção, e que envolve seleção, produzindo, aflorando animais de ponta de qualidade que tragam um desempenho superior nas fazendas de rebanhos comerciais”, ilustra.
José Paulo Micheloni, da 3BA, destaca também que muitos dos animais que serão ofertados no leilão do dia 31 de maio são testes de progênie, um processo de avaliação genética no qual os animais têm seu valor genético estimado com base, principalmente, nos desempenhos de suas crias. A metodologia de avaliação utiliza as informações de todas as fêmeas com produção registrada. “Temos vários animais que são testes e candidatos a testes de progênie oficial pela DeltaGen, além de animais que vão ser vendidos no leilão com potencial para touros de central”, diz.
Os touros de central são exemplares cuidadosamente selecionados e criados com foco em características genéticas desejáveis. “Já aconteceu com vários touros vendidos, inclusive 100%”, comemora Kiko Micheloni, patriarca da 3BA, ao ressaltar a potencialidade desses animais.
(Divulgação).
Ele celebra os resultados, a contribuição ao aprimoramento genético da pecuária nacional e a oportunidade de negócios. “É uma alegria a gente poder dividir isso”, diz. “Além disso tudo, esse sêmen vai ser distribuído para toda a DeltaGen, e serão testados e um número bem grande de matrizes, e saindo já com uma acurácia bem alta”, pontua. Acurácia é o valor que reflete o grau de confiança depositada na DEP (Diferença Esperada de Progênie), que pode variar de 0% a 100%.
Kiko frisou também o atendimento a uma expectativa entre os compradores, ao ofertar um número maior de fêmeas, neste leilão do dia 31 de maio, com 60 exemplares. “A gente resolveu atender ao chamado e vamos mais do que triplicar a oferta de fêmeas”, diz. “É uma oportunidade ímpar para e acredito que a maioria delas possam ser usadas como doadoras”, completou.
Criadores são expoentes no mercado pecuário
Fábio Frigoni, diretor executivo e responsável técnico da DeltaGen destaca as qualificações do plantel das realizadoras do leilão. “A Parm e a Três Barras são expoentes não só da DeltaGen, mas também de todo o mercado CEIP”, afirma. “São fazendas que de fato trabalham de forma excepcional a qualidade de dados, a qualidade das informações estão sempre na ponta do programa DeltaGen, sendo premiadas por essas características e contribuem de forma massiva para a evolução da pecuária nacional focada no ciclo curto, onde nós conseguimos terminar machos mais pesados e mais jovens, com bom peso final de carcaça, e conseguimos emprenhar as fêmeas cada vez mais jovens, com o idade de primeiro parto bem reduzida e isso vem ano a ano evoluindo dentro do programa”, descreveu sobre as duas propriedades.
(Divulgação).
Vitor Bonadio Ninoni é supervisor técnico da DeltaGen. Ele também explica sobre o CEIP e o que o programa impacta nas propriedades participantes e seus rebanhos. “Depois de passar pelas avaliações de desmama e de sobreano, os 30% melhores animais da safra são candidatos a receber o CEIP emitido pela DeltaGen. Então esses animais vão passar por uma revisão fenotípica, onde apenas os animais superiores de prova e de fenótipo vão receber, de fato, a chancela do Ministério da Agricultura”, detalha. “Aí começa um outro processo dentro do nosso trabalho, que é a revisão de candidatos a touros, onde a gente aplica filtros ainda mais apertados, buscando os animais superiores da safra, e pensando também em aberturas de linhagem, e outras características que são fundamentais para a continuidade do projeto da DeltaGen, buscando os futuros líderes do sumário”, completa.
Ao final, o supervisor técnico destacou a oportunidade de negócios trazida pelo leilão no fim deste mês. “Como já é tradição no leilão da Parm e Agropecuária Três Barras, todos os anos candidatos a touros jovens oficiais do programa são disponibilizados em cotas de 49% para investidores que tiverem interesse em adquirir e virar sócio dessas duas fazendas que são referências dentro do projeto do DeltaGen e também na pecuária nacional. Então é uma excelente oportunidade de adquirir o melhor da genética do DeltaGen para dentro da sua propriedade”.
Premiações recentes da 3BA
No ano passado a 3BA conquistou três premiações pela qualidade genética do seu plantel. Em agosto conquistou dois prêmios de destaque conferidos pela DeltaGen em sua 18ª Reunião Técnica com seus Associados, durante a ExpôGenética realizada de 22 a 24 de agosto em Uberaba (MG), com Melhor Macho Safra 21 e Melhor Fêmea Safra 21.
No mês seguinte, em setembro, conquistou medalha de ouro no Circuito Nelore de Qualidade 2023, em etapa realizada em Nova Andradina (MS), na unidade Friboi do município, com “Melhor Lote Carcaças 2023”, em um lote de 108 animais de sobreano (cerca de 18 meses de idade). O peso médio dos bovinos chegou a 23,8 arrobas (358 quilos).
Depois, em outubro, conquistou nova medalha de ouro na 19ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2023, realizada na Unidade I da Friboi em Campo Grande/MS. Nesta nova etapa em Campo Grande um lote de 108 machos da propriedade alcançou 10.075,19 pontos e foi campeão da avaliação. Cerca de mil animais, de diferentes criadores, participaram dessa etapa.
(Divulgação).