Instabilidades mundiais no Facebook, Instagram e WhatsApp: goodU explica e garante suporte
Em Adamantina e região, goodU destaca compromisso de informar seu público.

Recentemente, em todo o mundo, usuários do Facebook, Instagram e WhatsApp vivenciaram instabilidades que levaram ao funcionamento parcial desses aplicativos. E houve situações, inclusive, de paralisia total.
Por aqui não foi diferente: usuários de Adamantina e região também sentiram os efeitos da instabilidade e reclamaram. Já solução do problema mundial, restrito à área técnica dos servidores desses serviços, foge da capacidade local de qualquer provedor de internet em resolvê-los.
Para esclarecer o público, SIGA MAIS ouviu o gerente de TI da goodU Nilvio Cunha. O profissional é graduado em sistemas de informação, com especializações na área, e atua com TI desde 1993. Nesse período, vivenciou importante avanços no setor e circula com total capacidade e conhecimento nas novas tecnologias que estruturam o serviço de internet.
Inicialmente, Nilvio detalhou o que ocorreu mês passado, com a queda mundial do Facebook, Instagram e WhatsApp dia 6 de junho, e que afetou os usuários por mais de dez dias. “Após a queda mundial dos serviços, dia 6, detectamos uma falha de encaminhamento com os servidores da Facebook (também responsáveis por Instagram e WhatsApp). Entretanto, o suporte desses servidores não forneceu as informações necessárias para a correção das falhas. Então, tivemos que solucionar o problema por conta própria”, disse.
Na tratativa da resolução, segundo o gerente de TI, os usuários do Facebook, Instagram e WhatsApp foram afetados até o dia 18 de junho com a instabilidade desses serviços.
Segundo o profissional, mesmo com toda a robustez, segurança e tecnologia que envolve serviços mundiais do Facebook, Instagram e WhatsApp, esses problemas podem voltar a ocorrer. Ele explica quais fatores podem desencadear essas falhas. “Serviços com muitos usuários, tendem a sofrer com ataques de hackers, falhas, manutenções inesperadas, entre outros. Muitas vezes isso não é repassado ao usuário final, pois pode denegrir a imagem da empresa, sendo assim, o problema acaba recaindo aqui na ponta, sobre os provedores”, lamenta.
De acordo com o gerente de TI da goodU, internet é formada por um sistema global de computadores interconectados. “São milhões de equipamentos e usuários utilizando os mesmos meios simultaneamente. Quando se trata de equipamentos eletrônicos, sempre vamos ter a preocupação com falhas e travamentos inesperadas, havendo a necessidade da manutenção, afetando de alguma forma o cliente final”, completa.
Diante das possibilidades de ocorrências de novas falhas mundiais nesses serviços utilizados em todo o planeta, o gerente de TI da goodU faz sua recomendação e orientações. “O cliente pode checar outros serviços e sites, como por exemplo Youtube, Netflix, Sigamais, e se estes não apresentarem falhas ou problemas, então o problema é específico das plataformas em questão”, ensina. Como alternativa para não se perder a comunicação com os amigos e a rede de contatos, ele orienta que o internauta tenha sempre uma alternativa aos aplicativos de maior uso, e recomenda a adoção do Telegram, Twitter e Google Fotos, entre outros.
goodU destaca compromisso e transparência ao informar seu público
Em âmbito local, diante de qualquer eventual falha atribuída a um provedor de internet – inesperada ou programada – a goodU destaca o compromisso de informar seu público, com transparência e agilidade. “Como o ISP (provedor) provê o acesso ao usuário final, uma vez identificada a falha nos serviços, entramos em contato com a empresa responsável. A mesma nos passa as coordenadas do problema e soluções, e em contrapartida, temos a transparência de informar os nossos usuários o que realmente está acontecendo”, explica. “Buscamos informações junto à empresa responsável e causadora da falha e tentamos solucionar o problema o mais breve possível, causando o mínimo de transtorno ao usuário final”, reforça.
Por fim, Nilvio Cunha informa os canais de atendimento e suporte da goodU. O contato pode ser realizado pelos telefones: (18) 3880-0000, (18) 3522-1020 e também 3008 (somente para clientes com telefone da goodU e portabilidade) ou por mensagens através do Telegram do Suporte: (18) 99637-6185. “A goodU procura sempre colocar o cliente como seu maior bem”, afirma. “O suporte é humanizado visando sempre a satisfação do cliente e a melhor experiência possível com a internet”, finaliza.