Coral Infantil da Unimed se apresenta na noite desta sexta (22) em Adamantina
Apresentação acontece na Praça Élio Micheloni, realizada pela Unimed Adamantina.

Como parte da programação cultural de fim de ano, a Unimed Adamantina traz à cidade na noite desta sexta-feira (22) o Coral Infantil Unimed “Unicanto”. A atividade integra a agenda da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para este mês, e começa às 20h. O grupo vai apresentar repertório eclético. Na sequência, no mesmo local, a agenda segue com o Rock na Praça de fim de ano.
O Coral Infantil da Unimed é regido pelos pianistas Danilo Andrade de Melo e Karoline Viana Ferreira. O repertório traz músicas populares, sacras, eruditas, provérbios, folclóricas e hinos, conquistando o público em cada apresentação, e já gravou dois CDs.
A ideia de formar um grupo musical surgiu em 1997 em Bauru. Após um levantamento realizado nos bairros da periferia por uma assistente social – colaboradora da Unimed – foi constatada a carência de atividades culturais na região. Depois de escolhida uma das regiões mais carentes da cidade, a associação de moradores foi informada sobre os objetivos do projeto.
A divulgação da proposta ocorreu na comunidade. A princípio foram oferecidas 40 vagas para crianças de 8 a 12 anos, com uma única exigência: que morassem nas redondezas. Devido à frustração da população por outros trabalhos voluntários mal desenvolvidos naquela região, somente após três meses todas as vagas foram preenchidas.
(Divulgação/Unimed).
Este projeto foi mantido pela Unimed Bauru até o ano de 2003, quando a Unimed Centro-Oeste Paulista e Federação Intrafederativa das Cooperativas Médicas passaram a patrocinar e dar continuidade ao projeto social denominado Coral Unicanto.
Atualmente o programa cultural e social é reconhecido e valorizado pelos moradores e pais de alunos, que se tornaram os principais colaboradores e incentivadores. Prova disso é a existência de uma lista de espera por uma vaga no grupo. Hoje para ser um integrante do Coral Unicanto da Unimed, os interessados devem frequentar e tirar boas notas na escola.
O grupo já se apresentou em diversas ocasiões especiais, como comemorações, eventos sociais, palestras, simpósios, conferências, encontros de corais e homenagens.
Fazer parte de um coral de sucesso eleva a autoestima dos participantes e evidencia o quanto são capazes de realizar um trabalho bem feito, inclusive pensando na música como futura profissão.
Além da musicalização, a iniciativa também contribui para inserção cultural e o suprimento de carências básicas para seu desenvolvimento pessoal, com lições de cidadania e convivência em grupo.