Pais e usuários relatam ônibus lotado na volta às aulas; empresa e Prefeitura se manifestam
Relatos de lotação ocorrem no primeiro dia da volta à s aulas em todas as escolas do municÃpio.

A volta presencial às aulas na rede municipal de ensino de Adamantina, nesta segunda-feira (7) repercutiu, de imediato, na alta ocupação nos ônibus do transporte coletivo da empresa que presta o serviço ao município, em especial nos horários que coincidem com a entrada e saída dos estudantes em suas escolas.
A rede particular retomou as aulas dias 31 de janeiro, há uma semana. Já os estudantes da rede estadual voltaram às aulas presenciais na quarta-feira (2). Agora, o retorno das aulas nas escolas municipais incorporou um novo volume ao transporte coletivo. As linhas regulares transportam usuários do dia a dia, bilhetados, e estudantes mediante passe escolar adquirido pelo poder público.
Além da reclamação sobre a lotação, houve queixas de pais de alunos sobre o uso de micro-ônibus, que circularam lotados, cuja demanda – sugerem – deveria ser transportada em veículos de maior capacidade, sobretudo diante do cenário de pandemia. Na observação dos pais, a superlotação contradiz com as recomendações de segurança sanitárias do próprio poder público.
Prefeitura se posiciona e informa ter feito contato com a empresa
Na manhã desta segunda-feira, após receber os relatos de reclamações, o SIGA MAIS fez contato com a Secretaria Municipal de Educação. Ao final da tarde, o poder público se manifestou em nota, onde informa as providências que foram tomadas após as queixas. Veja a íntegra:
A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Educação, informa que já entrou em contato com a empresa responsável pelo transporte dos estudantes no município. A mesma se comprometeu a disponibilizar mais de um veículo para fazer o transporte dos estudantes nos bairros em que houve maior lotação. No entanto, pede que os estudantes tenham paciência e aguardem o próximo veículo a fim de evitar aglomeração. A empresa bem como a pasta reforçam que esse período é de adaptação, pois a retomada de 100% da capacidade teve início hoje e todos os esforços estão sendo empregados a fim de oferecer maior segurança para os alunos.
Quanto à frota municipal, a Secretaria de Educação informa que está funcionando normalmente, levando os estudantes a partir de 4 anos e que moram na zona rural para todas as escolas do município (tanto municipais quanto estaduais).Na zona urbana, a frota municipal atende todos os estudantes da pré-escola que têm entre 4 e 5 anos”.
Empresa diz que situações reclamadas serão equacionadas
O representante da empresa que opera o transporte coletivo em Adamantina, Rudinei Rezende, também foi procurado pelo SIGA MAIS, pela manhã. Ele confirmou ter recebido o contato do Secretário Municipal de Educação, onde dialogaram sobre o transporte de estudantes, nesse primeiro dia de operação com toda a carga de estudantes das escolas de Adamantina que utilizam do serviço.
Ele se colocou receptivo às reclamações, reconheceu o cenário e disse que estão monitorando a situação. O representante da empresa pede cautela e paciência, sobretudo por se tratar do primeiro dia da volta às aulas em todas as escolas da cidade. Segundo relatou, será mensurado o volume de passes utilizados em cada ônibus, o que poderá orientar eventuais ajustes e adequações. “Pedimos paciência à população e com certeza vamos estar adequando isso”, afirmou.
Segundo o representante da empresa, houve situações em que os estudantes ocuparam o veículo da linha – que também transporta usuários do dia a dia, bilhetados – causando lotação, o que se deu pelo fato dos mesmos não aguardarem o segundo veículo, logo atrás, que acabou circulando ocioso.
Já em relação ao uso de micro-ônibus em algumas linhas, disse que esse tipo de veículo é designado para atender bairros menores ou quando as ruas são estreitas. No caso das vias subdimensionadas, essa característica dificulta a circulação dos ônibus maiores.
Em relação às aglomerações, disse que tem trabalhado dentro da estrutura contratada, por meio de licitação, com a utilização de ônibus coletivos urbanos, com o limite de ocupação informado em cada veículo, descrevendo a capacidade de passageiros sentados e em pé.
Ele reconhece que essas situações possam vir a ocorrer, como tem sido noticiado em diferentes cidades, na operação do transporte público. Diante disso, informou que os ônibus têm álcool gel para desinfecção das mãos e pede que os pais reiterem aos filhos quanto ao uso de máscaras de proteção facial.