Ensino

Iniciativa escolar de reflorestamento em Adamantina é apresentada em encontro internacional

Ação mobilizou estudantes e professores da Escola Helen Keller com lançamento de bombas de sementes.

Por: Da Redação
Estudantes e professores preparam as bombas de sementes com argila (Cedida/Escola Helen Keller). Estudantes e professores preparam as bombas de sementes com argila (Cedida/Escola Helen Keller).

Uma iniciativa de reflorestamento desenvolvida em Adamantina, por meio do lançamento de bombas de argila com sementes, foi destaque no I Encontro Internacional da Amazônia Oriental. O projeto foi idealizado e executado por alunos e professores da Escola Estadual Helen Keller.

(Cedida/Escola Helen Keller).

O evento acontece paralelamente ao III Fórum Socioambiental do Conselho Estratégico Social (CONEST), promovido pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em parceria com o Observatório da Amazônia Oriental (OAO) e o núcleo do doutorado do programa de pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte.

Publicidade

Parfum Perfumes Importados
Floricultura Flor de Lotus

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado
Unimed Adamantina

Com o tema “Diálogos de saberes e a construção de um Bem Viver para um mundo sustentável”, o encontro é realizado em formato híbrido, com sede no campus Imperatriz (MA), município localizado na divisa com o estado do Tocantins. A apresentação sobre a experiência de Adamantina aconteceu de forma remota, na noite da última terça-feira (3), conduzida pelos professores Juliana Françoso, Tiago Rafael e Everton Santos. O evento segue até esta quinta-feira (5).

(Cedida/Escola Helen Keller).(Cedida/Escola Helen Keller).

O grupo apresentou o trabalho intitulado “O uso de bombas de sementes nos processos de recuperação florestal – uma experiência na Escola Estadual Helen Keller em Adamantina/SP”. O estudo é fruto de duas disciplinas eletivas voltadas à temática ambiental, desenvolvidas ao longo de 2024 com os estudantes da unidade escolar.

Publicidade

Hiper Cliente Feliz Cocipa

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Durante a exposição, os educadores destacaram o uso das bombas de sementes como técnica inovadora para a recuperação de áreas degradadas. A experiência da escola, aplicada em uma área próxima à Etec Engenheiro Herval Bellusci, demonstrou ser eficaz na restauração da biodiversidade local.

(Cedida/Escola Helen Keller).(Cedida/Escola Helen Keller).

A iniciativa reforçou a importância da atuação conjunta entre escola, comunidade e organizações ambientais na promoção da conservação da natureza. O trabalho foi amplamente elogiado pelos organizadores do painel, que sugeriram sua continuidade e expansão.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone