Inaugurado: Ambulatório da UniFAI vai iniciar atendimento em três especialidades
Atendimentos iniciais no Ambulatório da UniFAI serão em pediatria, psiquiatria e dermatologia.

Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (5) o Ambulatório de Ensino de Especialidades Médicas do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI). A cerimônia foi presidida pelo reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, com a presença de do vice-reitor Prof. Fábio Alexandre Guimarães Botteon, os pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão, funcionários, professores, alunos, autoridades do executivo e Legislativo.
A nova estrutura passa a funcionar na Alameda Fernão Dias, 288, centro, e iniciará atendimentos nas especialidades de pediatria, psiquiatria e dermatologia, com alunos do 5º termo do curso de Medicina, que estarão acompanhados pelos médicos professores. “O 5º termo tem a necessidade e competência para desenvolver atividades do aluno ligadas à Semiologia, que é a história clínica e o exame físico do paciente. O aluno ainda não terá competência nem habilidade para fazer diagnóstico e tratamento. Para isso, o docente irá acompanhá-lo”, explicou o médico dermatologista e chefe da Divisão de Medicina da UniFAI, Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi.
Ainda de acordo com o Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi, o acesso dos pacientes ao Ambulatório se dará pelas Unidades Básicas de Saúde de Adamantina, onde essas pessoas já são atendidas. “A população não terá acesso direto ao Ambulatório, mas os pacientes serão marcados pela rede básica de saúde em uma central de vagas. Agora, o retorno será marcado dentro do próprio Ambulatório”, esclareceu.
A estrutura de atendimento no Ambulatório de Ensino da UniFAI vai contar com 14 estudantes de Medicina divididos entre as especialidades. Entretanto, De Marchi salientou que o local não terá, de início, muitos atendimentos porque se trata um ambulatório de ensino, contando com três a quatro atendimentos por aluno, o que dará aproximadamente 16 atendimentos em cada especialidade que, por sua vez, terá o seu dia e o seu horário específicos para atividades.
Em uma fase seguinte, outros atendimentos ambulatoriais acontecerão externamente, no Centro de Saúde I e na Unidade Básica de Saúde da CECAP.