Feira de Ciências e Tecnologia do CIEBP atrai mil estudantes de mais de 30 escolas da região
Evento foi realizada neste mês de setembro. Iniciativa promove inovação e protagonismo estudantil.
Cerca de mil estudantes de mais de 30 escolas públicas da área da Diretoria de Ensino da região de Adamantina marcaram presença na II Feira de Ciências e Tecnologia do CIEBP (Centro de Inovação da Educação Básica Paulista), realizado dias 11 e 12 deste mês de setembro. O espaço de inovação e protagonismo estudantil está instalado em espaço cedido no campus II do Centro Universitário de Adamantina, que também é parceiro da sua realização.
Conforme divulgou a Diretoria de Ensino de Adamantina em seu Boletim Informativo, o evento é uma ação voltada para a formação, a divulgação e a promoção da cultura científica, voltado a incentivar a elaboração de projetos de pré-iniciação científica na educação básica.
Segundo o Boletim, a fundamentação proposta pela Feira de Ciências e Tecnologia buscou estimular o estudante a desenvolver habilidades e competências para construir conhecimentos referenciados no pensamento científico, além de promover reflexões em todas as áreas de conhecimento.
(Divulgação/DE Adamantina).
Os projetos desenvolvidos e apresentados foram elaborados com intencionalidade educacional e investigativa.
Entre os expositores, a Feira teve a participação de 44 alunos e 16 professores do ensino fundamental (anos finais) e ensino médio, das 33 escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino de Adamantina. Os inscritos apresentaram trabalhos que exploraram as diversas áreas da ciência e da tecnologia. Os projetos destacaram a importância da educação científica e da inovação nas escolas públicas da região.
O sucesso do evento deve-se ao engajamento e protagonismo dos estudantes, professores e gestores das unidades escolares de toda a região. A organização da Feira teve o apoio direto dos profissionais da Diretoria de Ensino, da supervisão de ensino, do núcleo pedagógico e da equipe de professores do CIEBP.
Para encerrar com chave de ouro, o CIEBP juntamente com a Diretoria de Ensino preparou uma cerimônia especial, na qual foram entregues os certificados de participação, as medalhas aos 21 primeiros colocados. Foram realizadas as premiações e sorteios.
Desafios, contexto e relevância
O regulamento da Feira estimulou o desenvolvimento de trabalhos escolares que mobilizassem a participação ativa de estudantes, preferencialmente demandando consulta e cooperação com seus colegas, assim como o posicionamento crítico diante da situação problema investigada.
(Divulgação/DE Adamantina).
Outro desafio propôs temáticas que dialogassem com o contexto da escola e com a realidade do estudante, e que as observações não se limitassem a experiências demonstrativas ou laboratoriais, mas que envolvessem também percepções do mundo real, em que a participação e o registro feitos pelos estudantes fossem relevantes.
Conforme os critérios do regulamento do evento, na avaliação dos projetos inscritos foram avaliados a adequada utilização de metodologia científica; criatividade e inovação; protagonismo juvenil, clareza e objetividade na exposição; e relevância social.