Fatec Adamantina realiza VI Semana de Tecnologia e II Maratona de Inovação
Programação aconteceu dias 29, 30 e 31 de outubro.

A Faculdade de Tecnologia de Adamantina (Fatec) realizou a VI Setec – Semana de Tecnologia, evento voltado aos estudantes dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Comercial, Ciência de Dados e Logística, ofertados na faculdade.
O evento contou com palestras de profissionais que abordaram tema atual e relevante: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
A Fatec manteve na programação da VI Semana de Tecnologia, além de palestras, a 2ª edição do Ideathon, que consiste em uma maratona de inovação, com o objetivo de estimular os alunos a desenvolverem soluções inovadoras para um problema específico. O Ideathon foi realizado em parceria com o Inova do Centro Paula Souza.
A abertura do evento foi realizada dia 29 no anfiteatro municipal Fernando Paloni, ocasião em que os alunos da Fatec assistiram palestras com os seguintes profissionais: Prof.ª Dr.ª Angélica Gois Morales (Unesp Tupã), Prof. Dr. Luis Hilario Tobler Garcia (Fatec Pompéia) e Pedro Henrique Lupo Guerrero (técnico de viveiros florestais Suzano Celulose).
(Cedida/Fatec).
Após, os palestrantes participaram de uma roda de conversa, mediada pelo Prof. Dr. Daniel Lamarca (Unesp Botucatu). Ao final, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar perguntar aos palestrantes.
Finalizando a noite, os alunos inscritos para o II Ideathon foram divididos em grupos de trabalho, para na noite seguinte iniciarem a maratona.
No dia 30, a segunda noite do evento ocorreu nas dependências da Fatec Adamantina. Os grupos de alunos conheceram o problema a ser resolvido no Ideathon: ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) em ação - De que forma ações conjuntas entre o setor público e privado podem promover o uso sustentável dos recursos naturais, minimizando os impactos ambientais e garantindo o desenvolvimento econômico e social?
(Cedida/Fatec).
Os grupos se reuniram nas salas de aulas da Fatec para discutirem e criarem propostas inovadoras para solução do problema acima. Por fim, cada grupo gravou um vídeo explicando as alternativas criadas.
Já no último dia do evento, 31, novamente no anfiteatro municipal, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Adamantina Luciana Pereira, compareceu para julgar os trabalhos dos alunos. Juntaram-se a ela, os professores Dercílio Volpi Júnior, agente de inovação e docente da ETEC de Tupã Prof. Massuyuki Kawano, além do pós-doutorando em agronomia Maurício Bruno Prado da Silva, da Unesp de Dracena.
Em seguida, foram exibidos os vídeos produzidos pelos grupos, explicando a solução criada para o problema proposto. Os jurados se reuniram para discutir e votar nos dois melhores grupos, considerando os critérios de aplicabilidade, criatividade, inovação e pitch (apresentação curta e direta da ideia).
(Cedida/Fatec).
Encerrando o evento, foram anunciados os dois grupos vencedores:
1º lugar – Ecoeventos: empresa criada pelos alunos com o objetivo de recolher todo o material reciclável utilizado em eventos, e quem contratasse a empresa ganharia um selo de empresa ecologicamente correta.
- Alunos: Brenda Rosseto Cervelheira Iurrino; Eduardo Antunes Bueno; Elias Vicente da Silva Gomes; Fernando Henrique Ulian de Brito; Patrícia Alves Artiguieri e Tainara Galante de Souza.
2º lugar - Educação Ambiental: proposta de implantação de aulas de educação ambiental em escolas, desde o ensino fundamental até o ensino médio.
- Alunos: Caio Vinícius da Silva; Eduardo Fortunato; Mateus Francisco Luz Motta; Michelli Bassi Garcia Lopes, Vitória Aparecida da Silva Borelli e Wagner da Silva Carvalho.
Para o diretor da Fatec Adamantina, Prof. Mestre José Eduardo Rossilho de Figueiredo, eventos como esses são fundamentais nos tempos atuais: “a VI Semana de Tecnologia da Fatec Adamantina convidou nossos alunos para uma reflexão sobre a questão do desenvolvimento sustentável, mais do que isso, provocamos nossos alunos para pensar em soluções inovadoras sobre como juntar proteção ambiental e desenvolvimento econômico e social”, destacou o diretor.