Ensino

Experiência didática de professora adamantinense compõe livro inédito

Experiência didática da professora Izabel Castanha Gil compõe um dos capítulos de novo livro.

Por: Da Assessoria
Professora Izabel Castanha Gil sistematiza experiências didáticas, que estão em um capítulo de publicação distribuída às Escolas Técnicas do Centro Paula Souza (Foto: Arquivo Pessoal). Professora Izabel Castanha Gil sistematiza experiências didáticas, que estão em um capítulo de publicação distribuída às Escolas Técnicas do Centro Paula Souza (Foto: Arquivo Pessoal).

Com o título Metodologias criativas como estímulo à cultura da inovação, mais uma experiência didática da professora Izabel Castanha Gil ganha divulgação de longo alcance.
Em 2014, ela participou do I Prêmio FEI INOVA para professores do Centro Paula Souza, sendo classificada entre os finalistas. A iniciativa decorreu de uma parceria entre a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e o Centro Paula Souza, por meio da Agência Inova, e visa reconhecer experiências didáticas bem sucedidas realizadas por professores do ensino médio e do ensino técnico.
Ao todo, foram selecionadas vinte e sete experiências, agrupadas em três eixos temáticos: empreendedorismo, sustentabilidade, e inovação. Essas experiências foram compiladas em um livro elaborado ao longo de 2015, cujo lançamento ocorreu no último dia 20 de fevereiro, em São Paulo, com a participação dos responsáveis pelas instituições promotoras, dos organizadores e dos homenageados .
Em seu trabalho, a professora sistematizou algumas práticas utilizadas em sala de aula na ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente, onde leciona Geografia e Sociologia. Relatou sua preocupação com o conteúdo programático e também com a organização da aula, as regras de convivência entre a professora e os alunos, o protagonismo juvenil, a ênfase na capacidade de comunicação oral e textual, e o uso das tecnologias da informação. São trabalhos com começo, meio e fim bastante definidos, focados no aprendizado de temas contemporâneos e em resultados. 
Para a professora Izabel, “muitos professores desenvolvem trabalhos maravilhosos com seus alunos, porém, poucos se dão ao trabalho de sistematiza-los. Quando uma dessas experiências é publicada o trabalho extrapola os muros da escola e passamos a fazer parte mais diretamente da história da educação. O registro e a reflexão sobre a própria prática nos permitem mudar de escala”.
Além da versão impressa, que será distribuída a todas as bibliotecas das ETEC do Estado de São Paulo, há uma versão online do livro, que pode ser acessada no site do prêmio, com o título Experiências inovadoras de ensino e aprendizagem. O Prêmio FEI INOVA Paula Souza tornou-se bianual e, ainda neste ano,  será lançada a segunda edição.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone