Etec Eng. Herval Bellusci (Colégio AgrÃcola) faz 50 anos e recebe moção pela Câmara Municipal
Instituição formou 2.848 profissionais para atuar no setor do agronegócio, meio ambiente e gestão.

A Escola Técnica Estadual Eng. Herval Bellusci de Adamantina, mais conhecida como Colégio Agrícola, completou na última sexta-feira (6) seu Jubileu de Ouro, ao completar 50 anos de sua instalação. A unidade é administrada pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
A data foi lembrada pela Câmara Municipal de Adamantina, por iniciativa do vereador Hélio José dos Santos. Ele liderou a Moção de Congratulações e Aplausos Nº 44/2020, dirigida ao atual diretor da unidade de ensino, professor Paulo Eduardo Gargantini.
A Moção teve adesão de todos os vereadores, que a subscreveram. O documento foi aprovado por unanimidade em votação realizada nesta segunda-feira (9). Agora, será encaminhada ao professor Paulo Gargantini, bem como aos dirigentes do Centro Paula Souza.
Vereador Hélio Santos, autor da Moção (Reprodução/Câmara Municipal).
O vereador Hélio José dos Santos já foi professor e diretor da Etec cinquentenária. No texto da moção ele destacou que a Escola foi instalada por intermédio do Decreto Estadual nº 52.553, de 6 de novembro de 1970. “Portanto, completou 50 anos de atividades educacionais em nossa cidade neste ano de 2020, celebrando o seu belo e riquíssimo Jubileu de Ouro, sendo que ao longo de sua valorosa trajetória institucional formou 2.845 profissionais da mais alta qualidade, com atuação em diversas áreas do setor agropecuário, mas também voltados aos setores do meio ambiente e da gestão”.
Estrutura
De acordo com o texto da Moção, a Etec tem atualmente 273 alunos, dos quais 111 estão cursando na sede, em Adamantina, frequentando os cursos de técnico em agropecuária, integrado ao ensino médio; técnico em agropecuária e técnico em meio ambiente, e outros 162 estão vinculados à extensão localizada na cidade de Bastos, estudando nos cursos de técnico em administração, integrado ao ensino médio (Novotec - híbrido, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação), técnico em administração, técnico em contabilidade e técnico em recursos humanos.
Área onde está a Etec Eng. Herval Bellusci (Google)
A sede da Escola, em Adamantina, está localizada no Bairro Boa Vista, contando com laboratórios de informática, microbiologia, química, biologia e agroindústria; dispondo ainda de biblioteca, sala de leitura, alojamentos e refeitório, cuja estrutura possibilita o desenvolvimento de projetos zootécnicos, entre eles, avicultura postura, avicultura corte, bovinocultura leite, bovinocultura corte, ovinocultura, cunicultura e suinocultura, e ainda projetos agrícolas como horta orgânica, fruticultura (goiaba, acerola, coco, banana), cafeicultura, culturas anuais (amendoim, feijão, milho) e culturas semi-perenes (cana), além de atividades de reflorestamento e formação de pasto, em uma área de aproximadamente 78,39 hectares. (Continua após a publicidade...)
A Escola desenvolve também a Cooperativa Escola, que foi instituída no ano de 1996 e tem por objetivo capacitar os alunos para administrar uma empresa, responsabilizando-os por todas as fases de um empreendimento, ou seja, desde o planejamento das atividades até a direção, organização e controle, ensinando-os a gerenciar a cooperativa de forma racional e de maneira a viabilizar técnico-economicamente todas as atividades desenvolvidas dentro da escola, sendo que os educandos ainda têm a opção de estudar pelo sistema de internato, voltado somente ao público masculino, de forma gratuita, permitindo que estudantes de outros estados possam se matricular na instituição.
Reconhecimento
Com essas considerações reunidas pelo vereador Hélio na Moção, ele embasou as justificativas para a Moção, buscando fortalece-la com a adesão dos demais vereadores. “Pelo exposto, apresentamos à Mesa, dispensadas as formalidades regimentais, Moção de Congratulações e Aplausos ao Prof. Paulo Eduardo Gargantini, diretor da ETEC Eng. Herval Bellusci, face à celebração do Jubileu de Ouro da “Escola Agrícola de Adamantina”, bem como ao exemplar trabalho educacional proporcionado pela unidade escolar aos seus alunos, seja em nível de ensino médio ou técnico profissional, motivo de orgulho e satisfação para todos nós, haja vista o alto índice de empregabilidade dos estudantes após concluírem os seus estudos, em virtude de toda a formação de excelência oferecida pela instituição de ensino, cujo método educacional integra aulas teóricas e práticas, que também podem ser evidenciados por meio de diversas aprovações de educandos nas principais universidades do país, solicitando, outrossim, que seja dado conhecimento ao homenageado; à prof.ª Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e o prof. Almério Melquíades de Araújo, coordenador do ensino médio e técnico do Centro Paula Souza, pelo justo reconhecimento do Poder Legislativo Adamantinense”, finaliza o vereador.