Divulgado gabarito oficial do ENEM
Resultados oficiais devem ser divulgados em janeiro.

Foi divulgado hoje (28) o gabarito do ENEM 2015. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio fora realizadas o último fim de semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ligado ao Ministério da Educação (MEC).
SÁBADO: AZUL | AMARELO | BRANCO | ROSA
DOMINGO: AMARELO | CINZA | AZUL | ROSA
Em dois dias de exame foram aplicadas quatro provas objetivas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias), além da redação, que teve como tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".
Depois de checar o gabarito, os candidatos precisam aguardar a divulgação das notas, o que deve acontecer até a primeira semana de janeiro.
Os gabaritos também podem ser consultados no site oficial do ENEM (acesse aqui)
Como é calculada a nota do ENEM?
A prova tem cinco notas, uma de cada área de conhecimento que é avaliada, são elas: 1 – Ciências da Natureza, 2 – Ciências Humanas, 3 – Linguagens, 4 – Matemática e 5 – Redação
O Inep utiliza a Teoria de Resposta por Item (TRI) para fazer o cálculo, o que significa que não é só o número de acertos em questões, mais sim o nível de dificuldade de cada exercício.
Através das estatísticas e matemáticas, a TRI faz a análise das respostas do candidato e se a mesma constatar que ele errou muitas perguntas de nível “fácil” e acertou muitas da categoria “difícil”, considera um fato improvável estatisticamente e deduz as alternativas que provavelmente o candidato tenha chutado. Desta forma a média das questões chutadas diminui, ou seja, a nota não depende apenas dos acertos e sim das dificuldades propostas em cada uma das questões.
Com isso o objetivo desta Teoria é encontrar os candidatos que realmente se esforçaram para fazer a prova e não apenas chutaram as respostas.
Acesso
O Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.