CRMV-SP lança certificação de cursos de veterinária; professor de Adamantina compõe comissão técnica
Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira, do Centro Universitário de Adamantina, integra comissão.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), cuja Comissão Técnica de Educação tem como integrante o docente do Centro Universitário de Adamantina, Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira, lançou no II Encontro de Coordenadores do Estado de São Paulo, o primeiro edital de chamamento do I Ciclo de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. A certificação é voluntária e poderá ocorrer em três níveis: bronze, prata e ouro, com validade de três, quatro e cinco anos, respectivamente.
O evento faz parte das ações de aproximação e diálogo do Conselho com as Instituições de Ensino Superior (IES), e visa refletir sobre o ensino da Medicina Veterinária, buscando seu aprimoramento em alto nível e disponibilizando às Instituições toda a estrutura da autarquia para esse fim.
Segundo o integrante da Comissão Técnica de Educação em Medicina Veterinária e docente do Centro Universitário de Adamantina, Prof. Andrey, a avaliação acontecerá por meio da análise de documentos e posterior avaliação in loco. “Este ciclo também vai servir como um guia para os coordenadores buscarem melhorias nos seus cursos junto aos Dirigentes de suas IES, oferecendo um ensino de excelência e formando profissionais ainda melhores, que é o principal objetivo do CRMV-SP. O foco é elevar cada vez mais o nível da Medicina Veterinária no Estado de São Paulo e consequentemente, no país. “Meu papel na Comissão Técnica de Educação é poder contribuir, juntamente com os demais integrantes, para as ações que visam a melhoria da formação dos Médicos Veterinários do Estado”.
O Prof. Andrey faz parte da Comissão de Educação do CRMV-SP desde 2021, quando recebeu o convite por meio do vice-presidente do Conselho, Prof. Dr. Fábio Ribeiro Manhoso. Sua escolha para compor a comissão se deve também à sua experiência como Avaliador de Cursos de Graduação do MEC desde 2007, Avaliador do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo desde 2018, experiências adquiridas no Centro Universitário de Adamantina como Pró-reitor de Ensino e Coordenador do Curso de Medicina Veterinária.
“Adquiri muita experiência no Centro Universitário de Adamantina, o qual sempre me coloquei à disposição para poder contribuir com seu crescimento e excelência no ensino. A participação na Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP tem me proporcionado um aprendizado enorme e que não seria possível sem as oportunidades administrativas adquiridas no Centro Universitário de Adamantina”, diz Andrey.
A participação de um dos docentes no órgão fortalece ainda mais a consolidação do Centro Universitário no cenário acadêmico, já que o integrante traz para a instituição informações que valorizam o ensino e a formação dos discentes no curso. “Fazer parte desta Comissão, juntamente com renomados professores de outras Instituições é uma grande honra para mim e para o Centro Universitário de Adamantina, que tenho grande apreço e estima, a qual sempre acreditei e me dediquei desde meu ingresso há 18 anos”, ressalta.
Encontro de coordenadores de cursos de medicina veterinária
No dia 28 de abril o Centro Universitário de Adamantina marcou presença no II Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. A Instituição esteve representada pelo Prof. Dr. Alexandre Wolf, coordenador do curso de Medicina Veterinária e o Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira, integrante da Comissão Técnica de Educação do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) e da organização do evento.
O foco principal do evento foi a qualidade de ensino nos cursos de Medicina Veterinária de todo o Brasil. Na ocasião, foi citado que das 536 escolas de Medicina Veterinária com autorização de funcionamento no país, 22 são no modelo Ensino a Distância (EaD), em contraste com o mundo, em que há somente 320 cursos superiores na área, segundo dados do CRMV-SP.
Prof. Dr. Alexandre Wolf e Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira (Acervo Pessoal).
“Parabenizamos o CRMV-SP pela brilhante e necessária ação em realizar esses eventos para ouvir os anseios dos coordenadores de curso, bem como se colocar à disposição para a melhoria do ensino médico-veterinário”, ressalta Wolf.
“Este é o segundo evento que o CRMV-SP organizou e contou com a participação de 39 Instituições de Ensino (IES) do Estado de São Paulo, duas IES de outros estados e cinco entidades representativas (Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, Associação Nacional de Medicina Veterinária, Associação Brasileira de Hospitais Veterinários, Anclivepa-SP e Feveresp). Além da participação dos convidados esteve presente no encontro o Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida. No evento também foi lançado o I Ciclo de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária do Estado de São Paulo. Eventos como esse contribuem para a discussão do futuro do ensino da Medicina Veterinária no Estado e no país”, completa Teixeira.