Comissão organizadora se reúne com coordenadores de cursos para planejar Mostra de Profissões 2016
Evento está programado para ser realizado no mês de outubro no Câmpus II da FAI

A comissão organizadora da Mostra de Profissões 2016 das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) apresentou aos coordenadores de cursos da Instituição na última quinta-feira, 16, o planejamento do evento, programado para ser realizado no mês de outubro.
No início de junho o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, que quando vice-diretor foi o responsável pela organização das últimas cinco edições do evento, designou uma comissão composta pelos Prof. Dr. Delcio Cardim e Prof. Me. André Mendes e presidida pelo Prof. Dr. José Aparecido dos Santos para a realização da Mostra neste ano.
“Sendo a FAI uma Instituição Pública Municipal, a Mostra de Profissões cumpre com sua função social ajudando os jovens a definirem por sua profissão em um momento de bastantes indefinições em suas vidas, além de divulgar os Congressos de Iniciação Científica [CICFAI] e as bolsas de estudos que a Instituição oferece”, considerou Wendel Soares.
Segundo o presidente da comissão, planeja-se organizar estações temáticas por áreas de conhecimento (Agrárias, Exatas, Humanas e Biológicas), a fim de expor os cursos oferecidos pela FAI e elucidar dúvidas relativas às profissões. “Pretendemos articular palestras nos laboratórios e, sempre que possível, a realização de experimentos e análises, pois existe uma necessidade muito grande de os alunos conhecerem mais profundamente a profissão que pretendem”, avaliou Santos.
Expectativa dos coordenadores
A reunião animou os coordenadores de cursos, que já se organizam para a logística de recepção dos alunos. “A mostra desperta nos alunos do Ensino Médio a procura e decisão por profissões através das sensações que aparecem quando visitam ambientes, identificações com a fala dos profissionais e, ainda, algumas descobertas de suas vocações conhecendo novos cursos. A Enfermagem, por exemplo, pretende apresentar seu curso mostrando ambiente de simulação, desenvolvimento de habilidades em seus laboratórios e matérias de estudo com profissionais que são atuantes e falam com verdade e grandiosidade da profissão”, revelou a coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Esp. Marília Sornas Franco Egea.
Cada curso tem como objetivo apresentar à comunidade externa os objetivos de estudo, os campos de atuação, as perspectivas do mercado de trabalho e o perfil profissional referentes aos cursos oferecidos pela FAI.
“Uma das atrações deste ano é a ideia de criar um espaço onde os alunos se sintam desinibidos para tirar dúvidas sobre as peculiaridades de cada curso, com quem mais entende do assunto”, opinou a coordenadora dos cursos de Licenciatura, Prof.ª Ma. Siomara Augusta Ladeia Marinho.
Já segundo a coordenadora de Comunicação Social, a palavra de ordem é inovar. “Todos estamos otimistas e esperamos superar as expectativas. Para a FAI é um evento importante para a divulgação institucional e para que a comunidade em geral conheça a estrutura do câmpus universitário. Acredito que os cursos devam se preparar para atender a essa demanda abordando duas temáticas que considero essenciais principalmente nos dias atuais: a estrutura de apoio ao aluno para a realização de atividades acadêmicas e as perspectivas positivas para o mercado de trabalho de cada curso”, complementou a Prof.ª Ma. Lilian Pacchioni Pereira de Sousa.
“Para os alunos concluintes do Ensino Médio é uma oportunidade de estar frente a frente com um profissional da área que ele deseja cursar ou mesmo sanar as dúvidas quanto à sua escolha e conhecer mais a fundo sobre o curso escolhido (grade curricular, mercado de trabalho, média salarial da carreira escolhida, campo de atuação)”, arrematou o diretor geral.