Geral

Energia está 15,55% mais cara a partir desta quinta na área atendida pela Energisa

Novos valores são aplicados em cidades atendidas pela Energisa. São 24 municípios na região.

Por: Da Redação atualizado: 13 de julho de 2018 | 09h22
Conta de energia está mais cara em 24 cidades da região atendidas pela Energisa. Reajuste foi definido pela ANEEL (Foto: Siga Mais). Conta de energia está mais cara em 24 cidades da região atendidas pela Energisa. Reajuste foi definido pela ANEEL (Foto: Siga Mais).

A conta de energia elétrica está mais cara a partir desta quinta-feira (12) em 24 cidades da região de Presidente Prudente que são atendidas pela Energisa Sul-Sudeste. O percentual médio do reajuste é de 15,55%, mas varia dependendo do segmento de consumo.
Os índices de reajuste da Energisa Sul-Sudeste foram definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e foram divulgados em 3 de julho (veja). 
De acordo com a ANEEL, os clientes de baixa tensão, que correspondem a 70,70% dos consumidores da Energisa Sul-Sudeste, terão um efeito médio de 15,06%. Dentro desde grupo estão os consumidores residenciais, com efeito de 14,96% e os consumidores comerciais e rurais, com efeito de 15,22%. Os consumidores de alta e média tensão (onde estão as indústrias, por exemplo), o reajuste é de 16,74%.
Segundo a Energisa Sul-Sudeste, o reajuste de tarifa é um processo regulado pela ANEEL, previsto no contrato de concessão da empresa. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.
A Energisa Sul-Sudeste explica que do total do valor reajustado, a maior parte diz respeito à compra de energia e não fica com a distribuidora – neste caso, ela apenas arrecada o valor na tarifa para pagar a compra de energia a agentes geradores. “A compra de energia teve impacto maior no reajuste tarifário deste ano – 13,30% - em função da situação hidrológica mais seca vivenciada no país nos últimos meses, que provocou maior acionamento de usinas termelétricas, que têm custo de energia mais caro, e do efeito da nova Receita Anual Garantida (RAG) calculada pela ANEEL para as usinas repactuadas”, informa a concessionária.
Para as demais cidades da região, atendidas pela concessionária Elektro, há previsão de reajuste para agosto, em índices que também serão anunciados pela ANEEL.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais