Vacinação de idosos com 70 e 71 anos contra Covid-19 começa dia 29 de março
Instruções locais sobre a vacinação deste grupo devem ser divulgadas pela Secretaria de Saúde.

Foi anunciado nesta segunda-feira (15) pelo Governo do Estado de São Paulo que a vacinação contra Covid-9, em idosos com 70 e 71 anos, começa neste mês de março. A partir do dia 29, a campanha passará a incluir as 600 mil pessoas que integram esta faixa etária e poderão receber a primeira dose do imunizante.
Atualmente, em primeira dose, Adamantina vacina idosos de 75 e 76, o que foi iniciado no último sábado (13). Em todo o estado são 420 mil idosos nessa faixa etária. Segue também, em paralelo, a vacinação em segunda dose daqueles grupos que já receberam a primeira dose do imunizante.
A etapa seguinte será para idosos de 72, 73 e 74 anos, prevista para ocorrer a partir de 22 de março. Nos próximos dias, ainda nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde deve divulgar as instruções para esse grupo. Em todo o estado de São Paulo são 730 mil pessoas na faixa etária.
E a partir do dia 29 de março vai ser iniciada a vacinação em primeira dose para idosos de 70 e 71 anos. Nessa faixa etária, em todo o estado, são 600 mil idosos.
Com a inclusão deste novo público, o número de pessoas com vacinação já garantida no estado de São Paulo passa a quase 4,9 milhões, somando todos os públicos anunciados.
A campanha ocorre com uma grande operação logística montada para a distribuição das vacinas disponíveis no país, com envio de remessas semanais pela Secretaria de Estado da Saúde para todas as regiões do estado.
Vacinas do Butantan
Nesta segunda-feira o Instituto Butantan liberou de mais 3,3 milhões de doses da vacina contra o coronavírus ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. Com o novo carregamento, o total de vacinas destinadas pelo Butantan ao país chega a 20,6 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro.
Na próxima quarta-feira (17), outras 2 milhões de doses devem ser entregues e, até o final deste mês, o Butantan terá disponibilizado 22,6 milhões de doses ao PNI. Até o final de abril, o número de vacinas garantidas por São Paulo somará 46 milhões. O Butantan também trabalha para entregar outras 54 milhões de doses até 30 de agosto, totalizando 100 milhões de vacinas para o Brasil. (Continua após a publicidade...)
Pré-cadastro no “Vacina Já”
O pré-cadastro no site “Vacina Já” (vacinaja.sp.gov.br) economiza 90% no tempo de atendimento para imunização: leva cerca de 1 a 3 minutos para quem preencheu o formulário. Presencialmente, em média, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos. A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.