Coronavírus

Sobe para três o número de casos suspeitos de coronavírus em Presidente Prudente

Um casal - um homem de 53 anos e uma mulher de 50 anos – retornou da Itália com sintomas.

Por: Da Redação atualizado: 16 de março de 2020 | 14h09
Autoridades de saúde de Presidente Prudente detalharam na manhã desta quarta-feira (4) sobre novos casos suspeitos de coronavírus na cidade (Reprodução: Aline Costa/G1). Autoridades de saúde de Presidente Prudente detalharam na manhã desta quarta-feira (4) sobre novos casos suspeitos de coronavírus na cidade (Reprodução: Aline Costa/G1).

Na manhã desta quarta-feira (4) a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente anunciou que um casal, recém chegado de viagem da Itália, está sendo monitorado por apresentar suspeita de coronavírus (COVID-19). Com isso, são três casos suspeitos na cidade.

O primeiro caso suspeito em Presidente Prudente envolve uma mulher de 21 anos, com sintomas de tosse, coriza e congestão nasal, que passou o carnaval em São Paulo onde teve contato com uma prima, que tinha sintomas semelhantes (reveja).

Já o casal esteve na Itália e retornou a Prudente na última segunda-feira (2), apresentando sintomas de tosse, coriza e congestão nasal. Por terem vindo de uma região onde há grande incidência de casos – a maior após a China –, foram mapeados como suspeitos, conforme protocolo definido pelo Ministério da Saúde.

Chegados da Itália, o homem e a mulher procuraram um hospital particular da cidade e relataram o histórico, sendo aberto um protocolo, conforme define o Ministério da Saúde. Foram colhidas amostras biológicas encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP). Agora, aguarda-se os resultados para confirmar ou descartar a doença.

O casal não está hospitalizado e são mantidos isolados do convívio social. (Continua após a  publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Em Garça, na região de Marília, duas pessoas também vindas da Itália e com sintomas da doença, foram consideradas suspeitas para coronavírus (reveja). O caso foi noticiado pelas autoridades de saúde da cidade no último sábado (29).

Estado de São Paulo tem 130 casos suspeitos

A Secretaria de Estado da Saúde registra nesta terça-feira (3) 130 casos suspeitos do novo coronavírus. Além dos sintomas respiratórios, os suspeitos têm histórico de viagem ou contato próximo com caso suspeito.

SP também contabiliza 104 casos descartados, desde o início das notificações (confira abaixo explicações sobre a classificação de casos atualizada pelo Ministério).

O Estado de SP segue com dois casos confirmados de COVID-19. Ambos foram infectados na Itália e passaram por atendimento por médico no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital. Foram diagnosticados pelo serviço e, atualmente, estão em isolamento domiciliar, estáveis, sob monitoramento diário pela Secretaria Municipal de São Paulo.

A segunda confirmação ocorreu no sábado (29), e não altera a situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro.

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone