Coronavírus

Secretário Municipal de Saúde e Secretaria Estadual falam sobre desmobilização de leitos UTI Covid

Baixa ocupação hospitalar, com redução dos casos, motivou decisão pelo fechamento.

Por: Da Redação atualizado: 6 de janeiro de 2022 | 22h52
Santa Casa de Adamantina (Foto: Siga Mais). Santa Casa de Adamantina (Foto: Siga Mais).

O SIGA MAIS publicou nesta segunda-feira (3) sobre a desmobilização dos leitos de UTI Covid-19 na Santa Casa de Adamantina. A informação sobre a medida foi divulgada pela Prefeitura de Adamantina, inserida em meio ao habitual boletim epidemiológico de casos.

Sem detalhar sobre a decisão, a Prefeitura se restringiu a informar sobre o caso em dois parágrafos de texto, com o seguinte teor:

“A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, informa que os leitos de UTI destinados ao tratamento de Covid-19 no município foram desmobilizados devido à suspensão de repasse de recursos do Governo Federal para essa finalidade. 

Com isso, o hospital de referência para internação de leitos de enfermaria e UTI passa a ser o Hospital das Clínicas de Marília. Um paciente de Adamantina está internado em Marília”.

A partir dessas informações o SIGA MAIS noticiou o caso. A reportagem de ontem publicou ainda que a desmobilização de leitos de UTI Covid-19 ocorre também em outras cidades, cujo atendimento passa a ser regionalizado, em razão, também, do menor número de casos complexos.

Já nesta terça-feira (4) pela manhã o SIGA MAIS fez contato com o secretário municipal de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino, buscando mais detalhes sobre a decisão, para a produção de um conteúdo mais detalhado acerca das medidas tomadas em relação aos leitos de UTI Covid 19 desmobilizados.

Pela manhã o secretário disse que hoje participaria de reunião com o Comitê Regional do Departamento Regional de Saúde (DRS), no período da tarde, onde seria tratado sobre a desmobilização. O gestor disse que verificaria com a diretora do DRS se haveria algum informe sobre a desmobilização. “Por enquanto não tenho muitas informações, além do que já foi veiculado”, afirmou.

No final da tarde, ao responder um comentário nas redes sociais, na postagem da reportagem sobre a desmobilização dos leitos de UTI Covid-19 na Santa Casa de Adamantina, o gestor comentou sobre o caso local, cuja decisão estava sendo debatida há cerca de três meses.

Ele destaca que com ou sem ocupação, o serviço hospitalar referenciado custava R$ 432 mil mensais, e diante da baixa ocupação – cenário positivo decorrente do menor número de casos e complicações que exigem intervenção hospitalar – houve a decisão pela desmobilização. Os pacientes de Adamantina, que eventualmente precisem do serviço, passam a ser acolhidos pela Santa Casa local, que presta o atendimento inicial e cadastra o caso na Central de Vagas para posterior transferência, com o suporte que o paciente venha a exigir.

 Segue o texto do gestor de saúde de Adamantina, reproduzido na íntegra:

“Pessoal, boa tarde. Sou Gustavo Secretário de Saúde aqui de Adamantina. Vou esclarecer a vcs a desmobilização dos leitos.

Estamos conversando há mais de 3 meses com o DRS de Marilia em relação a desmobilização de leitos, tendo em vista a taxa de ocupação baixissima em todo o DRS que abrange 62 municípios. Adamantina desde novembro nao teve internações graves que necessitaram de leitos de UTI, e o repasse para que se mantenha aberto os leitos de UTI e de enfermaria eram de R$ 432 mil reais mensais para custear equipe, pois independentemente do leito estar ocupado ou não nós temos que manter os profissionais lá. Foi realizado estudo entre as esferas de governo e analisaram as taxas de ocupações e decidiram por fechar alguns leitos, ou seja, não iriam mais mandar recursos para manter estes leitos funcionando. Porém os munícipes não estão desassitidos pois quem necessitar de internação estamos contando com 59 leitos de UTI no DRS Marilia, e Adamantina quando necessitar estará encaminhando seus pacientes para Marilia para realizar todo atendimento e acolhimento necessário. Foi disponibilizado pela Santa Casa de Adamantina 3 leitos no Pronto Socorro para acolher o paciente, iniciar o tratamento, inserir na central de vagas para posterior transferência. No dia de hoje nao temos ninguém internado em Marilia e ninguem aguardando internação. Decidimos manter a Central Covid funcionando por período indeterminado custeando ela com recursos próprios. Estamos na tratativa de tentar habilitar os leitos novamente, porém com esta baixa taxa de internação que hoje de Adamantinenses é zero (graças a Deus) fica difícil de conseguir.

Mas estamos aqui para acolher e atender a quem precisa. Não deixamos e não deixaremos a população de Adamantina desassistida.

Estamos passando por um surto de síndrome gripal, onde os sintomas são bastante parecidos com a Covid, porem nos últimos 15 dias, todos os exames coletados pelo DRS Marilia que inclui Adamantina apenas 5% deram positivos, ou seja, a taxa esta baixa e que continue cada vez mais baixa. Porém para o controle da pandemia precisamos todos avaliar nossas atitudes, pois muitas pessoas não estão mais utilizando máscara ao sair de casa. Temos que ter mais responsabilidades, porque para o controle da pandemia nós temos que estar unidos.

Contem conosco, não abandonaremos vcs nunca”(sic).

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Secretaria Estadual de Saúde se manifesta

Pela manhã desta terça-feira o SIGA MAIS também fez contato com a Secretaria Estadual de Saúde. No final da tarde, às 17h14, o órgão respondeu, por meio de sua assessoria de imprensa, sobre a desmobilização de leitos, no Estado de São Paulo, e na região do DRS de Marília. Veja a nota:

“O Ministério da Saúde é responsável pela autorização/habilitação de leitos de UTI. Porém, o estado e municípios também seguem custeando leitos do tipo por conta própria, garantindo a assistência à população. Com estes esforços, o número de UTIs no SUS de SP praticamente triplicou na pandemia, saltando de 3,5 mil para mais de 10 mil. Foram ativados 148 leitos do tipo somente na região de Marília neste período. Além disso, a região conta com 188 leitos clínicos exclusivos para Covid-19. 

Os serviços estaduais do SUS seguem dedicados a garantir assistência adequada e oportuna a todos. A região de Marília conta com algumas unidades de referência para casos da Covid-19, como o Hospital das Clínicas de Marília, Santa Casa de Marília, Hospital Universitário e Santa Casa de Tupã. A pasta estadual realiza um monitoramento do cenário da doença e, caso seja preciso, novos leitos serão ativados. 

Vale ressaltar que, devido à redução da demanda de internação por Covid-19, leitos que antes eram utilizados para estes pacientes têm sido remanejados para outras enfermidades, para garantir assistência igualitária a todos os usuários do SUS. 

Vale ressaltar que a ativação de novos leitos não é prerrogativa exclusiva do Estado, mas também da União e das Prefeituras”. 

Publicidade

Prefeitura de Adamantina
Cóz Jeans
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone