Prefeitos de Dracena e Tupã se reuniram neste sábado para decidir ações sobre coronavÃrus
Prefeitos anunciam medidas e mobilizam cidades sobre ações de enfrentamento ao coronavÃrus.

Os prefeitos das cidades de Tupã e Dracena se reuniram com suas equipes, em suas cidades, neste sábado (14) para discutir ações de enfrentamento ao coronavírus (Covid 19). Dracena tem um caso suspeito e Tupã três, que são monitorados pelas equipes de saúde das duas localidades. São aguardados os exames finais pelo Instituto Adolpho Lutz.
Em Dracena, segundo informou o Portal Regional, o prefeito Juliano Bertolini, convocou os setores envolvidos com a saúde pública do município – Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, Santa Casa de Dracena, Unifadra e AME – para alinhar os procedimentos a serem tomados com relação ao Coronavírus. Foram discutidas as medidas que devem ser tomadas para prepararmos o Setor de Saúde do município, de maneira geral, para orientar e prevenir a população acerca da nova doença e tratar possíveis pacientes.
Ainda de acordo com o Portal Regional, será formado um Comitê Gestor Municipal composto por técnicos e gestores de Saúde Pública, com autonomia de atuação, o qual recomendará as medidas a serem tomadas a partir de segunda-feira no município. ““A população está informada sobre a doença, mas precisa ter calma. Não há motivos para pânico. Precisamos, sim, nos preocupar em tomar os cuidados básicos de prevenção e higiene e evitar situações de risco”, afirma a dra. Germana, infectologista da Vigilância Epidemiológica”.
Em Tupã, o prefeito da cidade, Caio Aoqui, esteve reunido na tarde deste sábado com secretários para discutir medidas emergenciais de combate ao novo coronavírus que serão adotadas a partir da próxima segunda-feira (16). (Continua após a publicidade...)
Segundo divulgou o portal Tupã Notícias, a reunião contou com a presença do prefeito Caio Aoqui, secretário municipal de Saúde, Dr. César Donadelli; Assuntos Jurídicos, Dr. João José Pinto; Governo, César Juvenal e Educação, Prof. Valdir Berti.
Prefeito de Tupã, Caio Aoki, em reunião sobre o coronavírus na tarde deste sábado (Reprodução/Tupã Notícias).
O secretário de Educação, Valdir Berti orienta os pais para que, a partir desta segunda-feira, já comecem a deixar seus filhos em casa, longe de aglomerações.
Durante a reunião foi decido que, devido ao surto do Covid-19 em todo o país, além dos casos suspeitos na cidade, as aulas de toda a Rede Pública Municipal, Estadual e de projetos, em Tupã, estarão totalmente paralisadas a partir do dia 23.
No entanto, o município orienta que nesta segunda-feira, os pais já comecem a evitar de levar os filhos para a aula. A decisão foi tomada em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, que orientou o município a seguir ações preventivas para minimizar o problema no país.
Com relação ao ensino superior, o secretário de Educação comentou que provavelmente nesta semana, as instituições entrarão em reunião para resolver esta questão.
Valdir Berti explicou que por enquanto, as creches continuam funcionando normalmente, mas, frisa que os pais que tenham condições de manter seus filhos em casa a partir desta segunda, deverão deixar.