Plano SP: horário para comércio e serviços é ampliado até às 23h a partir desta sexta-feira (9)
Além da extensão do horário, capacidade de ocupação foi ampliada de 40% para 60%.

O Governo do Estado de São Paulo anunciou no começo da tarde desta quarta-feira (7) medidas que ampliam horários e ocupação máxima nos estabelecimentos comerciais, de serviços, academias, bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, pizzarias e similares, em todas as regiões paulistas. A partir desta sexta-feira (9), feriado estadual, esses setores poderão funcionar até às 23h. Atualmente, o horário máximo é até às 21h.
Além da extensão do horário, a capacidade de ocupação dos estabelecimentos foi ampliada dos atuais 40% para 60%, o que também vai vigorar a partir desta sexta-feira. Devem ser mantidas todas as cautelas e protocolos sanitários já adotados por esses setores.
Já as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos permanecem liberadas, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.
As novas medidas anunciadas hoje vão vigorar de 9 de julho a 30 de agosto, podendo ser alteradas a qualquer tempo. As cidades têm autonomia para adotar medidas mais rígidas (confira aqui as regras da Fase de Transição do Plano SP).
O anúncio considerou um cenário de maior controle da pandemia, com redução das ocupações de leitos de enfermaria e UTI e desaceleração nas taxas de transmissão, decorrentes sobretudo do avanço da vacinação.
Segundo o governo estadual, as medidas são amparadas por recomendação do Centro de Contingência, com base nos dados de evolução da pandemia. “Com mais vacinas para toda a população e a queda constante dos índices da pandemia, caminhamos passo a passo, de uma maneira gradual e segura, para a volta plena do funcionamento da economia em São Paulo”, declarou o governador João Dória, em coletiva à imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
Toque de recolher
O toque de recolher continua nas 645 cidades do Estado, com horário entre 23h e 5h a partir de sexta. A recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e o escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias estão mantidos.
Desaceleração da pandemia
O Estado de São Paulo tem registrado redução diária de internações em leitos de enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). No interior do estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 está em 69%. Na Grande São Paulo a ocupação é de 64%, e na Baixada Santista, 44%. Em uma semana houve redução nos três índices em todo o Estado de São Paulo: 20,6% no número de casos, 11,4% nas internações e 10,6% nos óbitos.
“Podemos dar o próximo passo de retomada segura e responsável no nosso estado. É possível fazer sim boa gestão pelas vidas e pelos empregos”, reforçou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.