Mulher de 70 anos é o 18º caso de morte por Covid-19 em Adamantina, divulga Prefeitura
Cidade tem 56 casos ativos da doença. Prefeitura afirma que perÃodo é de alerta.

Uma mulher de 70 anos é o 18º registro de óbito atribuído à Covid-19, em Adamantina. Essa informação está no boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta quinta-feira (7), considerando os dados de ontem (6). Segundo a Prefeitura de Adamantina, a mulher tinha comorbidades.
Segundo o boletim, são 3.356 notificações para a doença registradas pela Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da pandemia. Desse universo, a cidade soma 735 casos positivos, dos quais 661 pacientes foram curados, tendo hoje 56 casos ativos, além do registro de 18 mortes.
O boletim epidemiológico informa também os dados hospitalares, com seis pacientes internados na Santa Casa de Adamantina. Desses, quatro são moradores de Adamantina, na enfermaria, e os outros dois de outras cidades da microrregião, estando um na enfermaria e outro na UTI.
Alerta
No final da manhã desta quinta-feira (7) a Prefeitura de Adamantina divulgou uma nota (reveja), em tom de alerta, em razão da alta incidência de casos da Covid-19 entre moradores locais. Em apenas três dias, de 4 a 6 de janeiro, Adamantina registrou 37 casos positivos da doença no município.
Segundo a nota, as festas de fim de ano, o relaxamento das medidas de prevenção com famílias inteiras frequentando o comércio em geral, a maior circulação de pessoas e as aglomerações são alguns dos fatores que estão contribuindo para o aumento dos casos da doença. "Continuamos trabalhando incansavelmente para conter o vírus no município. Disponibilizamos testes, as equipes têm realizado plantão aos finais de semana e buscamos dar o melhor atendimento para nossa população. Mas as pessoas também precisam fazer a sua parte. Vamos respeitar as restrições e medidas sanitárias.”, disse o secretário de saúde Gustavo Rufino. (Continua após a publicidade...)
Testes e atendimento
Segundo a nota da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza quatro tipos de testes que são utilizados para o diagnóstico da Covid-19 sendo eles: o RT-PCR (exame coletado e enviado para o Laboratório de referência Adolfo Lutz), o SWAB antígeno, teste rápido e o sorológico.
A pasta explica que os agendamentos prévios para a realização dos exames são fundamentais, pois a escolha do tipo de teste deve levar em consideração o período do início dos sintomas que o paciente relata no momento da consulta, através disso o médico irá optar pelo melhor método diagnóstico, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
A nota finaliza informando que a central Covid-19 em Adamantina está funcionando todos os dias das 7h às 17h no Centro de Saúde, conhecido como "Postão". Os pacientes que necessitarem devem procurar o local para receberem informações e o atendimento necessário.