Dória prorroga quarentena em todo o estado de São Paulo até 31 de maio
Aumento dos casos e baixa adesão ao distanciamento social motivaram decisão, diz governador.

Em pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta sexta-feira (8) o governador João Dória prorrogou a quarentena estadual até o dia 31 de maio, mantendo todas as medidas restritivas vigentes desde 24 de março, para tentar conter a transmissão do novo coronavírus (Covid-19). A decisão frustra a expectativa pela flexibilização e reabertura gradativa das atividades, que deveria ocorrer a partir da próxima semana, conforme anunciou no dia 22 de abril (reveja). Assista o vídeo com o anúncio da decisão.
Dória justificou a decisão em razão da manutenção do crescimento no número de casos positivos da doença e relaxamento da população quanto às medidas de distanciamento social. “O número de casos aumentou. E aumentou dramaticamente”, afirmou. “Estamos atravessando o pior momento da pandemia”, completou. (Continua após a publicidade...)
Segundo o governo de São Paulo, o novo coronavírus já está presente em seis a cada dez cidades paulistas e provocou 3.206 mortes, até esta quinta-feira (7). Dos 645 municípios, 381 têm um ou mais casos confirmados da Covid-19, com óbitos em 166 deles.
Com o avanço da doença para o interior, litoral e cidades da Grande São Paulo, menos a Capital, já são 1.220 vítimas fatais (38% do total) e 15.655 pessoas infectadas (39,2%).
Há também mais de 9,6 mil pacientes internados em hospitais de SP, sendo 3.767 em UTI e 5.919 em enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento a COVID-19 é de 66,9% no Estado de São Paulo e 89,6% na Grande São Paulo.