Coronavírus

Covid-19: Prefeitura de Quintana faz testagem em massa no comércio

Testagem em massa, no comércio, quer ampliar segurança ao setor e consumidores.

Por: Da Redação
Prefeitura de Quintana aplica testes nos trabalhadores do comércio da cidade (Roque de Sá/Agência Senado). Prefeitura de Quintana aplica testes nos trabalhadores do comércio da cidade (Roque de Sá/Agência Senado).

A Prefeitura de Quintana, cidade com 6,6 mil habitantes, na região de Tupã, começou ontem (1) e segue nesta quarta-feira (2) com a testagem em massa, para Covid-19, em todos os trabalhadores do comércio. A realização da testagem é condição para que o setor possa funcionar de quinta-feira (3) a domingo (6), período em que cidades vizinhas estarão em lockdown.

Segundo a Prefeitura de Quintana, todos os comércios receberão o contato para que os funcionários sejam testados. “A medida vai trazer segurança para que os munícipes possam frequentar o comércio local e assim evitar sair do município para realizar suas compras”, informa o site do poder público municipal. “O comércio que se recusar a testar os funcionários estará proibido de funcionar do dia 03 a 06/06/2021”, finaliza. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Lockdown na região de Tupã

Começa a 0h desta quinta-feira (3) o lockdown regional adotado por Tupã. Porém, desde as 8h da manhã de hoje está proibida a venda, entrega e retirada de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos, e os locais deverão vedar ou sinalizar interdição nas gôndolas, freezers e similares. A proibição vai até até 23h59 de domingo (6).

"As normas emergenciais deverão ser cumpridas integralmente no município, em conjunto com as disposições estabelecidas por cada uma das sete outras cidades da microrregião de Tupã que aderiram ao lockdown", explicou o prefeito Caio Aoqui. O decreto dispõe sobre a suspensão do atendimento presencial para os setores de comércio, serviços, bares, restaurantes, salões de beleza, academias, instituições financeiras, fábricas e demais estabelecimentos, ainda que classificados como essenciais.

Da mesma forma, ficará temporariamente interrompida a venda de passagens nos guichês do Terminal Rodoviário “Geraldo Seiscentos”, que inclusive estará sem autorização para operações de embarque e desembarque de passageiros, tanto para itinerários intermunicipais, quanto interestaduais.

Apenas o atendimento em farmácias e o abastecimento nos postos de combustível poderão ocorrer normalmente. Restaurantes, lanchonetes, padarias, supermercados, mercearias, quitandas, açougues, distribuidores de água e gás tem permissão para oferecer entrega em domicílio (delivery).

Os laboratórios, clínicas particulares e serviços de saúde estão autorizados a atender casos relacionados à covid-19. Já as clínicas veterinárias devem restringir as consultas para urgências e emergências, sendo vedada a abertura de pet shops.

Além das empresas, a população também deverá cumprir isolamento social intensivo, visto que não se recomenda circulação ou permanência em praças e demais espaços públicos. O descumprimento das normas caracteriza infração sanitária, em especial para realização de eventos, festas ou qualquer outro tipo de confraternização que gere aglomerações, seja na zona urbana ou rural de Tupã.

A fiscalização e as penalidades terão por base as definições da Lei Estadual nº 10.083/ 1998 do Código sanitário Estadual. Os casos de menores de idade que não seguirem os protocolos e diretrizes fixadas serão encaminhados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público.

O decreto 9.074, que regulamenta a adoção de medidas restritivas para conter a propagação da covid-19 e reduzir as taxas de internação na Santa Casa de Misericórdia pode ser acessado aqui.

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Publicidade

FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone