Covid-19: cerca de 60 trabalhadores da Secretaria de Obras, no grupo de risco, foram afastados
Com equipe reduzida, secretaria decidiu priorizar a coleta de lixo, que ganhou reforço.

Cerca de 60 servidores públicos municipais da Secretaria Municipal de Obras e Serviços da Prefeitura de Adamantina, inseridos no grupo de risco – sobretudo em decorrência da idade – foram afastados do trabalho, no setor. Com as baixas temporárias, as atividades da Secretaria foram redimensionadas, priorizando a coleta de lixo.
A decisão pelo afastamento atende o Decreto Municipal Nº 6.105, de 18 de março 2020. Eu seu Artigo 2º ficou estabelecido que a partir de 19 de março todos os servidores públicos municipais, com mais de 60 anos, e aqueles que, comprovadamente, sejam imunodeficientes e grávidas, com exceção dos que trabalham nas áreas da saúde, deverão desenvolver suas funções de forma remota, se possível. Na impossibilidade, nessas condições definidas pela norma, o servidor deverá ficar afastado sem prejuízo de remuneração. (Continua após a publicidade...)
Segundo o secretário municipal de obras, Welington Zerbini, essa limitação no quadro da Secretaria de Obras levou à priorização dos serviços de coleta de lixo, já que as outras atividades do setor que envolvem o pessoal afastado foram prejudicadas.
Para a coleta, Zerbini disse que reforçou as equipes e deslocou veículos para essa atividade, o que tem permitido reduzir o tempo de trabalho nesse setor.