Com avanço da vacinação, agosto segue sem mortes por Covid-19 entre moradores de Adamantina
Cobertura da vacinação em duas doses ou dose única provoca queda dos casos fatais.

O mês de agosto segue sem mortes de moradores de Adamantina pela Covid-19. O novo boletim epidemiológico de casos da doença divulgado na tarde desta terça-feira (10) pela Prefeitura local traz a atualização de casos e não informa novos óbitos. O registro anterior de morte – o 128º desde o início da pandemia – foi no dia 31 de julho, de um homem de 54 anos. Desde então, nos dez primeiros dias de agosto, não há novos casos fatais.
Hoje, porém, a Prefeitura de Adamantina atualizou um novo óbito – o 129º – de uma idosa de 93 anos, ocorrido no dia 30 de junho, e só agora contabilizado entre os casos fatais de Covid-19. “A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o 129º óbito de uma mulher, 93 anos, ocorreu no dia 30 de junho como causa básica de hipertensão”, afirma o poder público. "No entanto, como a paciente teve Covid-19 em um período próximo ao óbito, foi solicitado que então passasse a ser contabilizado com Covid. Por esse motivo, a informação desse óbito como Covid foi informada somente hoje (10)", continua a nota.
O novo caso não altera o período de 10 dias sem novos registros fatais decorrentes da doença.
Outros indicadores locais
O boletim epidemiológico desta terça-feira traz os dados atualizados da pandemia, tendo como referência a data de ontem (9). Atualmente, em Adamantina, há 22 casos ativos em moradores locais. A cidade acumula o total de 3.719 casos positivos desde o início da pandemia, com 3.568 moradores curados da doença e 129 óbitos. Não há nenhum caso de exame pendente aguardando resultado.
Na Santa Casa são 5 pacientes hospitalizados nas alas de isolamento para Covid-19. Desses, 3 são de Adamantina, dos quais 2 na enfermaria e 1 na UTI. De outras cidades da região são 2 pacientes hospitalizados, ambos na UTI. É informada também 1 nova alta hospitalar em relação ao boletim anterior.
Alcance da vacinação em Adamantina
De uma maneira geral, o cenário local reproduz o que tem sido comum em todo o país, decorrente sobretudo do avanço da vacinação. Em Adamantina, o cenário local, do alcance da imunização, mostra que foram aplicadas 38.392 doses de imunizantes contra a Covid-19. Dessas, 25.543 em primeira dose, 11.971 em segunda dose e 878 em dose única.
Avanço da vacinação muda realidade da pandemia no Brasil (Foto: Ministério da Saúde).
Os moradores com segunda dose ou dose única estão com o esquema vacinal completo. Os dados sobre a cobertura vacinal na cidade são do site Vacina Já, em consulta realizada na tarde desta terça-feira.
Adamantina abre vacinação para moradores de 20 anos
A partir desta quarta-feira, Adamantina começa a vacinar moradores de 20 anos, contra a Covid-19. Segundo o poder público, o município tem cerca de 300 pessoas com essa faixa etária. A imunização com a segunda dose previamente agendada também continua.
A ação é realizada no CIS das 13h30 às 19h. A vacinação dos grupos que têm de 21 a 59 anos continua e ocorre no mesmo horário.
Central Covid-19 com horário reduzido aos finais de semana
Em nota na tarde desta terça-feira a Prefeitura de Adamantina informa que a partir do próximo sábado (14), a Central Covid-19, instalada no Centro de Saúde (Postão) passará a funcionar com horário reduzido aos finais de semana, das 8h às 13h.
A nota não detalha o motivo da mudança, mas tende a ser em razão da retração dos casos da Covid-19 em moradores locais, sobretudo em razão do avanço da vacinação, que reduziu as formas mais graves, velocidade de transmissão, internações e mortes.
Nos demais dias da semana a Central Covid-19 segue o mesmo horário de funcionamento das unidades básicas de saúde da cidade.
SP ultrapassa 85% de adultos vacinados com pelo menos uma dose
O Estado de São Paulo ultrapassou nesta terça-feira a marca de 85% da população com idade acima de 18 anos vacinada com pelo menos uma dose de vacina contra Covid-19, que corresponde a mais de 30 milhões de pessoas. Além disso, 33% dos adultos já possui esquema vacinal completo, totalizando 11,9 milhões de pessoas com a proteção garantida.
No total, mais de 40,98 milhões de doses já foram aplicadas nos 645 municípios do estado em toda a campanha, sendo 28,98 milhões doses de primeira dose, 10,79 milhões de segunda e 1,11 milhão em dose única, segundo dados do Vacinômetro de 15h02 de hoje.
Mais de 30% dos municípios brasileiros não registram mortes por Covid-19 em julho
Em julho deste ano, 31% dos municípios brasileiros não registraram mortes por Covid-19, o maior número dos últimos cinco meses. É o que mostra levantamento exclusivo do G1, usando dados tabulados pelo pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa.
De acordo com o G1, foram 1.750 cidades sem notificação de óbitos no último mês, um aumento de 35% em relação às 1.293 de junho. É o maior número desde fevereiro, quando 2.202 municípios registraram zero morte.