Aglomerações: Alcio Ikeda solicita plantão de fiscalização e um canal para denúncias
Vereador destaca especial atenção da fiscalização, contra aglomerações, aos finais de semana.

As aglomerações têm sido apontadas pelas autoridades como uma das principais potencializadoras da transmissão da Covid-19. A ação é reflexo da falta de responsabilidade daqueles que não acolhem as recomendações das autoridades de saúde, e também, por outro lado, é estimulada em razão da falta de fiscalização pelo poder público. O tema foi destaque no SIGA MAIS, na semana passada, com a reportagem “Aglomerações e festas particulares continuam, sem fiscalização do poder público”, publicada na última sexta-feira (19).
Na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (22), o vereador Alcio Ikeda (Podemos) abordou esse cenário e apresentou duas sugestões à Prefeitura, por meio da Indicação Nº 122/21, onde solicita, com urgência que seja promovida escala de servidores da fiscalização e/ou da vigilância sanitária para a realização de plantões, ou ficarem em sobreaviso para receberem denúncias de aglomerações na cidade, em especial, de finais de semana. (Continua após a publicidade...)
Outro ponto proposto por Alcio é que seja criado um canal de comunicação com esses profissionais, para que a população possa agilmente promover denúncias (identificadas ou anônimas) sobre violações das medidas sanitárias adotadas, e que seja dada divulgação desse canal à população.
Na região, canais para recebimento de denúncias foram criados por prefeituras, como ocorreu em Lucélia e Dracena – por telefone e mensagens de WhatsApp – e Presidente Prudente – por meio de telefone e formulário disponibilizado em site oficial do município.
A indicação é uma sugestão, do vereador, apresentada à administração municipal, que tem a prerrogativa de acolher ou não.