Agências da Caixa vão abrir 2 horas mais cedo a partir desta segunda
AuxÃlio emergencial: Caixa amplia horário de todas as agências para atendimento.

A Caixa amplia para toda a rede de agências a abertura antecipada em duas horas. Com a medida, que passa a valer nesta segunda-feira (4), as unidades passarão a funcionar de 8h às 14h. Desde 22 de abril, 1.102 agências já vinham funcionando neste horário. A informação sobre abertura das agências, mais cedo, está no site da instituição (veja aqui). A medida tenta reduzir as filas de beneficiários do Auxílio-Emergencial de R$ 600 oferecido pelo Governo Federal.
Neste sábado (2), segundo a Caixa, 902 agências foram abertas exclusivamente para atendimento do saque em espécie da Poupança Social. O Banco divulgou em seu site a relação das agências que estariam em funcionamento, onde não informa Adamantina. Mesmo assim, pessoas formaram fila na manhã do sábado, na agência local. Já na última semana, segundo a Caixa, houve abertura de quase 800 agências no feriado de 21 de abril e no sábado (25).
Ainda de acordo com a Caixa, também estão sendo alocados mais de 2.800 vigilantes adicionais (2.000 já está atuando), bem como 389 recepcionistas para reforçar orientação e atendimento ao público.
Na quinta-feira, agentes da Prefeitura de Adamantina orientaram e distribuíram máscaras (Cedida/Prefeitura).
Para reforçar ainda mais o atendimento, o Banco anunciou na sexta-feira (1º) um pacote de medidas adicionais, que prevê a realocação de mais de 3 mil funcionários para ampliar as equipes nas agências; contratação de mais 2 mil vigilantes e 500 recepcionistas para orientação e atendimento ao público (no total, reforço de mais de 5,6 mil contratações); e a disponibilização de cinco caminhões-agência para atendimento em locais com maior necessidade.
O Banco também informou em seu site que está em contato direto com as prefeituras com objetivo de fechar parcerias para atendimento à população e divulgação de informações.
Máscaras e orientação nas filas
A Prefeitura do Município de Adamantina, por meio da Secretaria de Fiscalização e Arrecadação Tributária, realizou nesta quinta-feira (30) a distribuição de máscaras de proteção facial e intensificou a orientação sobre o distanciamento nas filas, nos pontos de maior aglomeração no centro da cidade, sobretudo a agência da Caixa (veja nota). A ação contou com a participação de servidores públicos municipais.
Além da entrega das máscaras, foi realizada a orientação sobre as recomendações de distanciamento social e os devidos cuidados durante a quarentena.
Também na madrugada de quinta-feira a Secretaria de Planejamento reforçou a demarcação nas calçadas com os pontos onde as pessoas devem ficar posicionadas enquanto aguardam atendimento, respeitando o distanciamento nas filas.
Prefeitura disponibilizou pessoal para orientar nas filas, na última quinta-feira (Cedida/Prefeitura).
“É importante que as pessoas respeitem as normas e orientações, que visam sua segurança e dos demais que aguardam atendimento”, enfatiza o secretário de fiscalização Gilmar Bosso. (Continua após a publicidade...)
Canais Digitais
No conteúdo sobre a abertura antecipada das agências, a Caixa informa que tem somado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. E ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejam fazer o saque em dinheiro.
A instituição informa que a prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo Caixa Tem. Dessa forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências em último caso.
Aqueles que receberam o crédito por meio da Poupança Digital Caixa podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo Caixa Tem.
Aplicativo do Auxílio Emergencial (Divulgação).
A Caixa esclarece ainda que os beneficiários do Auxílio Emergencial que receberam o crédito em poupança podem movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras. Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para o auxílio recebem o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular, por meio do cartão Bolsa Família nos canais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui; ou por crédito na conta Caixa Fácil.
Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais são o site auxilio.caixa.gov.br, o app Caixa | Auxílio Emergencial e a central telefônica exclusiva 111.
Balanço
Desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento, 50 milhões de brasileiros já receberam o crédito do benefício, ou seja, um em cada três adultos. Ao todo, segundo a Caixa, mais de R$ 35 bilhões já foram creditados.
Até 18h deste sábado (2), 50,2 milhões de cidadãos se cadastraram para solicitar o benefício. O site auxilio.caixa.gov.br superou a marca de 606 milhões de visitas e a central exclusiva 111 registra mais de 115 milhões de ligações. O aplicativo Auxílio Emergencial Caixa conta com 74,3 milhões de downloads e o aplicativo Caixa Tem, para movimentação da poupança digital, ultrapassa 77 milhões de downloads.