Coronavírus

Adamantina tem novo óbito por Covid-19 e novos casos ativos e internações hospitalares

Pandemia não acabou: alta nos casos acende sinal de alerta.

Por: Da Redação atualizado: 2 de outubro de 2021 | 10h56
Fonte: Prefeitura de Adamantina. Arte: Siga Mais Fonte: Prefeitura de Adamantina. Arte: Siga Mais

O boletim epidemiológico de casos de Covid-19 divulgado na tarde desta quinta-feira (30) pela Prefeitura de Adamantina, informa novo óbito – o 135º desde o início da pandemia – novos casos ativos e novas internações de moradores locais na Santa Casa.

De acordo com o boletim, o novo óbito confirmado é de um homem de 81 anos, com histórico de comorbidade. Segundo a Prefeitura, o óbito ocorreu no dia 17 de setembro, estava em investigação e foi confirmado como Covid-19.

Conforme o boletim, houve crescimento de 13 casos ativos da doença em moradores da cidade. No boletim anterior, divulgado ontem (29) eram 30 casos ativos.  No boletim divulgado hoje são 43. O número total de casos positivos, em toda a pandemia, é de 3.868, sendo 16 a mais que o boletim anterior, quando eram 3.852. Em relação a pacientes curados, são dois novos casos, e hoje são 3.690 moradores livres da doença.

Quanto à ocupação hospitalar, agora são 7 pacientes internados na Santa Casa de Adamantina. Ontem eram 5. Dos 7 hospitalizados atualmente, 6 são de Adamantina, dos quais 2 na enfermaria e 4 na UTI, e um de outra cidade, na UTI.

Alta nos casos acende sinal de alerta

No início da tarde de hoje a Prefeitura de Adamantina divulgou duas notas à imprensa. Em um deles, cita sobre a alta de casos da Covid-19 e falta de cuidados por parte da população.

Apesar da melhora nos índices da cidade, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, registrou no mês de setembro um aumento na média móvel dos casos. “Somente no mês de setembro, foram registrados 78 casos. A média móvel que estava em um caso por dia até o dia 9, registrou uma elevação chegando a 5 casos por dia no último dia 28”, diz o poder público, em tom de alerta.

A Prefeitura pede que diante do avanço da vacinação e das medidas de flexibilização das atividades, as pessoas mantenham os cuidados, como evitar aglomerações, manter o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos, além da vacinação. "Todas essas medidas são mais do que necessárias, para a manutenção do comércio e para a preservação de vidas. Aqueles que ainda não tomaram a vacina, procurem o CIS o quanto antes", pede o secretário de saúde de Adamantina, Gustavo Rufino.

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Adamantina tem 1.827 moradores em atraso com segunda dose da vacina

Outro ponto preocupante foi abordado em outra nota, divulgada pela Prefeitura de Adamantina. A cidade tem 1.827 moradores em atraso com segunda dose da vacinação contra a Covid-19.

Dessas quase 1,9 mil pessoas, 17 têm entre 18 e 19 anos; 250 que possuem entre 20 e 29 anos; 698 que tem entre 30 e 39 anos; 427 com idade entre 40 e 49 anos; 387 com 50 e 59 anos; 37 que tem até 69 anos e 11 que tem de 70 a 89 anos deixaram de procurar o Centro Integrado de Saúde para completarem o esquema vacinal.

A Secretaria de Saúde destaca que a vacinação é a grande responsável pela redução do número de casos e mortes, e pede que os moradores concluam o ciclo vacinal. “Pedimos que quem está com a vacina atrasada, procure o CIS das 12h às 17h o quanto antes. De fato, temos enfrentado o atraso de doses da Astrazeneca, mas é fundamental estar com o esquema vacinal completo, pois só assim a vacinação trará todos os benefícios”, reforça o secretário de saúde, Gustavo Rufino.

O secretário ressalta que a pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus do que aquela que recebeu as duas doses. "Sendo assim, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. E tem mais: a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus", afirma.

Aqueles que ainda não tomaram a segunda dose podem procurar o CIS de segunda a sexta-feira das 12h às 17h e no sábado (2), também estará aberto para imunização das 8h às 17h.

Publicidade

FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone