Adamantina inicia dose de reforço para moradores com intervalo de 4 meses da segunda dose
Quem tomou dose única da Janssen pode tomar dose de reforço com 2 meses de intervalo.
Após o anúncio feito nesta quinta-feira (2) sobre a redução de 5 para 4 meses o intervalo para o recebimento da dose adicional da vacina contra a Covid-19 no estado de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina inicia nesta sexta-feira (3) a aplicação da dose de reforço dentro dessa nova orientação.
A medida foi tomada pelo governo estadual seguindo recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do estado de São Paulo e vale para quem tomou duas doses dos imunizantes do Butantan/CoronaVac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech.
Aqueles que tomaras a segunda dose desses imunizantes, há 4 meses, podem se dirigir ao Centro Integrado de Saúde (CIS) para receber a dose de reforço.
Vacina da Janssen
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, e conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, os moradores que tomaram a dose única da Janssen já podem receber a dose adicional do mesmo imunizante com intervalo a partir de 2 doses. Contudo, a vacina está ausente em todo o estado de São Paulo, pois o Ministério da Saúde não encaminhou o imunizante. Desta forma, a dose adicional a ser administrada é a da Pfizer.
Horário de vacinação
Em Adamantina a vacinação contra a Covid-19 é realizada no CIS. No local são aplicadas a primeira dose, segunda dose e dose de reforço. A vacinação acontece em dois horários diferentes, conforme o dia da semana: às segundas e quartas-feiras, a imunização é realizada das 13h às 20h; e nas terças, quintas e sextas-feiras, a vacinação acontece das 12h às 17h.
Quem não recebeu nenhuma das doses, ou está com a segunda dose ou dose de reforço atrasadas, também podem procurar o serviço.
Ampliar proteção
A decisão do governo estadual pela redução de 5 para 4 meses o intervalo da dose adicional da vacina de Covid-19 atendeu recomendação do Comitê Científico do Coronavírus diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano.
Além do cenário epidemiológico ao redor do mundo, a medida levou em consideração que São Paulo é porta de entrada, via portos e aeroportos, de pessoas de todo o mundo e o Brasil ainda não tem a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de esquema vacinal completo para os viajantes.
Nesta semana, SP também confirmou três casos da variante Ômicron, que também já havia sido diagnosticada em diversos países, podendo impactar no cenário epidemiológico mundial.