70 mil máscaras que serão entregues à população custaram R$ 154 mil
Entrega das 70 mil máscaras compradas pela Prefeitura vai acontecer no domingo, de porta em porta.

A Prefeitura de Adamantina faz no próximo domingo (3), das 9h às 17h, a entrega de 70 mil máscaras de proteção facial à população da cidade, com recurso para tentar evitar a circulação do novo coronavírus (Covid-19). As máscaras foram produzidas em tecido e são laváveis/reutilizáveis.
Segundo informou o jornal Diário do Oeste nesta quinta-feira (30), as máscaras custaram R$ 154 mil aos cofres públicos, e foram adquiridas pela Prefeitura de Adamantina junto à indústria de confecções Portage, em caráter emergencial. Em publicação em sua rede social, o prefeito afirma que as máscaras foram adquiridas a preço de custo.
(Reprodução/Redes Sociais)
Ao Diário do Oeste, o empresário Giovane Gomes disse que estão sendo produzidas 270 mil máscaras, no total, sendo as 70 mil adquiridas pela Prefeitura; e outras 200 mil em produção – o que se estende até junho –, que atenderão os profissionais de saúde da cidade.
Segundo a reportagem, essas 200 mil unidades aos profissionais de saúde foram viabilizadas por doação de empresas locais, entre as quais o Grupo Branco Peres, que adquiriram os materiais, enquanto a Portage cedeu a mão de obra. Cerca de 60 colaboradores da empresa foram alocados exclusivamente nessa linha de produção.
Também devem ser produzidas outras 3 mil peças entre jalecos e aventais, destinados para uso dos profissionais de saúde, cujos materiais também foram viabilizados por meio de doações. (Continua após a publicidade...)
Entrega das máscaras no domingo
A entrega das 70 mil máscaras em tecido, reutilizáveis, será feira de porta a porta, no domingo. Essa dinâmica foi decidida pela Prefeitura como forma de evitar que as pessoas saiam de casa para retirá-las e assim mantenham o isolamento social.
Cada morador da residência irá receber um kit com 2 máscaras e um folheto informativo contendo a orientação de uso e higienização.
A entrega irá contar com a colaboração de servidores públicos, Tiro de Guerra de Adamantina, Sabesp, entidades e parceiros.
Conforme o decreto N°6.141, de 28 de abril de 2020, fica determinado à população a utilização de máscara de proteção facial em todos os espaços públicos, nos meios de transporte, nos estabelecimentos comerciais e de serviços (veja mais).
(Reprodução/Governo de SP)