Cidades

Véspera do Dia das Crianças, comércio de Adamantina abre até às 22h nesta quarta (11)

Com horário ampliado, comércio espera atrair consumidores para as compras do Dia das Crianças.

Por: Da Redação | Com informações da FecomercioSP atualizado: 12 de outubro de 2023 | 07h49
Lojas de brinquedos deverão ser as mais procuradas nas vendas para o Dia das Crianças (Fernando Frazão/Agência Brasil). Lojas de brinquedos deverão ser as mais procuradas nas vendas para o Dia das Crianças (Fernando Frazão/Agência Brasil).

O comércio de Adamantina tem horário especial de funcionamento nesta quarta-feira (11), data que antecede o Dia das Crianças. Segundo divulgou o Sincomercio Alta Paulista, o setor tem autorização para funcionar das 9h às 22h, período em que as lojas terão uma jornada ampliada que pode facilitar o acesso de consumidores para as compras de presentes. Já no feriado de quinta-feira – Dia das Crianças e da Padroeira Nossa Senhora Aparecida – comércio e supermercados não funcionam.

(Divulgação/Sincomercio Alta Paulista).

Os presentes geralmente mais procurados durante o Dia das Crianças devem ficar mais acessíveis em 2023. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), os produtos buscados para a data subiram apenas, em geral, 0,91% em um intervalo de um ano, o que indica estabilidade. Para se ter uma ideia, essa taxa cresceu 7,84% no mesmo período do ano passado, entre 2021 e 2022.

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

O resultado disso é que, no Estado de São Paulo, a Federação estima um crescimento de 17% de vendas nas lojas de vestuário, tecidos e calçados no mês, quando comparado a outubro do ano passado.

Por causa da valorização do real e das dinâmicas produtivas, alguns dos itens que registraram quedas mais significativas neste ano são os computadores (11,7%) e os videogames (10,7%), dois dos produtos mais adquiridos para presentear filhos, sobrinhos, netos e demais crianças das famílias. Além desses eletrônicos, a pesquisa da Federação ainda mostra uma retração de 4,3% no preço dos aparelhos celulares.

Mesmo os brinquedos — que tendem a ser os mais procurados a partir do início de outubro — caíram 4,3% em um ano. Entre 2021 e 2022, o preço desses itens havia subido 20,3%, tornando a data passada uma dos mais inflacionadas dos tempos recentes.

Por outro lado, o livro não didático teve um aumento real de 13% no acumulado de um ano, representando o principal avanço registrado no estudo [tabela abaixo].

A FecomercioSP entende que o Dia das Crianças de 2023 tem tudo para ser não só um momento de comemoração das famílias, mas também dos empresários do comércio. A redução na taxa de desemprego, o aumento da renda e a estabilidade dos preços devem contribuir para um crescimento relevante das vendas.

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

No entanto, a orientação é que, em razão do porcentual elevado de inadimplentes no País, as famílias optem pela quitação das dívidas em atraso para, depois, pensar em presentear na data. Contudo, caso decidam comprar os mimos, a sugestão é que pesquisem os preços em diferentes estabelecimentos em busca de opções mais em conta.

Publicidade

FS Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone