Cidades

Vegetação em rotatória tira visibilidade de motoristas e traz risco ao trânsito

Rotatória na Avenida da Saudade, no Parque dos Pioneiros, tem vegetação que atrapalha visibilidade.

Por: Da Redação atualizado: 23 de março de 2023 | 16h53
Situação com dois veículos na rotatório: vegetação no estágio atual traz prejuízo à visibilidade segura (Siga Mais). Situação com dois veículos na rotatório: vegetação no estágio atual traz prejuízo à visibilidade segura (Siga Mais).

Sem as podas periódicas de manutenção, a vegetação paisagística existente no canteiro central da Avenida da Saudade, junto à rotatória que dá acesso à Rua Sebastião Rombaldi (Parque dos Pioneiros) e Alameda Ihiti Endo  (Vila Endo), tem prejudicado a visibilidade de motoristas que fazem uso do local.

A queixa é, sobretudo, dos condutores que se deslocam pela Rua Sebastião Rombaldi oriundos do Parque dos Pioneiros e usam a rotatória para seguir pela Alameda Ihiti Endo ou ingressar na Avenida da Saudade em direção ao centro. Ao acessar a rotatória o atual estado da vegetação traz dificuldade para visualizar, com segurança, a aproximação de veículos pela Avenida da Saudade que fazem o deslocamento no sentido “cemitério/centro”.

 Rotatória na Avenida da Saudade, Parque dos Pioneiros (Siga Mais).

O mesmo risco à visibilidade é para quem se desloca pela Avenida da Saudade, também no sentido “cemitério/centro”, onde é prejudicada a visualização de veículos que ingressam na rotatória, oriundos da Rua Sebastião Rombaldi, vindos do Parque dos Pioneiros.

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

O dispositivo viário foi instalado no local no primeiro semestre de 2021 pela Prefeitura de Adamantina e está prestes a completar dois anos. Ao longo desse período a vegetação cresceu, e problemas que talvez possam não ter sido mapeados até então, podem estar surgindo.

No canteiro que integra o mecanismo de trânsito foram plantados pinheiros da variedade “cipreste italiano” e primavera, como divulgou o poder público municipal em junho de 2021. Conforme o ângulo de visão dos usuários, na rotatória, os pinheiros perfilados formam um paredão verde. Já as primaveras, sem podas periódicas, criam um fechamento. A espécie também é usada em outras aplicações como cerca viva.  

O que diz o Código de Trânsito

O comprometimento da visibilidade, nas vias de circulação, é tema previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Pelo menos dois artigos normativos tratam especificamente da questão.

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

O primeiro deles afirma ser proibido elementos que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização ou comprometer a segurança viária: “Art. 81. Nas vias públicas e nos imóveis é proibido colocar luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito”.

Pouco adiante, uma segunda normatização afirma que o órgão de trânsito responsável pela via poderá determinar a retirada desses elementos, da via: “Art. 84. O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá retirar ou determinar a imediata retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade da sinalização viária e a segurança do trânsito, com ônus para quem o tenha colocado”.

Publicidade

Prefeitura de Adamantina
Cóz Jeans
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone