Tremor magnitude de 3.6 é registrado em Guaimbê, região de Lins
É a segunda vez que ocorre tremor com epicentro na cidade, neste ano.

Um tremor de magnitude 3.6 foi registrado no começo da manhã desta quarta-feira (15) em Guaimbê, município de 5,8 mil habitantes, localizado cerca de 33 km de Lins. O fenômeno foi mapeado pelo Centro de Sismologia da USP. O epicentro foi em Guaimbê, às 6h09. O tremor foi sentido entre Júlio Mesquita e Lins.
Nas redes sociais, moradores publicaram sobre o momento do tremor. “Pensei que a casa estava caindo aqui”, escreveu um internauta. Outro morador relatou ter acordado com a cama mexendo.
É a segunda vez neste ano que tremores são sentidos em Guaimbê. Em março foi registrado um tremor de terra de magnitude 3.0, com epicentro na mesma localidade.
Ao G1, o professor do Centro de Sismologia da USP, Marcelo Assumpção, disse que o tremor é considerado de magnitude pequena, e compatível com o fato de ter sido sentido num raio de 30 km. “Pequenos tremores assim podem ocorrer em qualquer lugar do Brasil e se devem a pressões geológicas presentes da crosta terrestre. Não sabemos exatamente por que já ocorreram outros tremores em Guaimbê anteriormente, mas não é raro que algumas localidades no Brasil tenham tremores um pouco mais frequentes do que outras”, explica.
(Centro de Sismologia da USP/ Reprodução).
O professor complemento que tremores de magnitude até 4 raramente provocam algum dano, apenas susto em locais não acostumados com esse tipo de evento.
Tremores de baixa magnitude são resultados da acomodação de placas tectônicas.