Cidades

Tiro de Guerra de Adamantina organiza jantar comemorativo aos seus 50 anos

Iniciativa pretende reunir atiradores, ex-atiradores, familiares e autoridades.

Por: Da Redação | Com informações do Jornal Diário do Oeste atualizado: 20 de fevereiro de 2025 | 17h33
Tiro de Guerra de Adamantina - TG 02-080 (Siga Mais). Tiro de Guerra de Adamantina - TG 02-080 (Siga Mais).

Para celebrar seu jubileu de ouro, o Tiro de Guerra de Adamantina (TG 02-080) promove dia 26 de abril um jantar comemorativo pelos 50 anos de presença na cidade. Suas atividades tiveram início no dia 12 de janeiro de 1975. A iniciativa pretende reunir atiradores, ex-atiradores, familiares e autoridades. Convites individuais estão à venda por R$ 70.

Os convites podem ser adquiridos no TG de Adamantina, contemplando entrada, churrasco, sobremesa e bebidas (água e refrigerante). Cerveja será vendida à parte. As vendas seguem até 15 de abril ou até atingir a capacidade total do espaço. O pagamento também pode ser feito até o dia 15. Os organizadores aceitam cartões de crédito e débito, dinheiro e Pix. Para mais informações o telefone do TG é (18) 3522-1841.

(Reprodução).

O jantar comemorativo está marcado para o dia 26 de abril, com início às 19h30, no salão do Lions Clube, próximo ao recinto poliesportivo.

50 anos

O TG 02-080 celebrou no dia 12 de janeiro seu 50º aniversário de criação no município de Adamantina. O ato de sua criação se deu por meio da Portaria nº 1.273, de 21 de agosto de 1973, publicada no Diário Oficial de 29 de agosto do mesmo ano, sob o nº 166.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Unimed Adamantina
Rede Sete Supermercado

Inicialmente, o Órgão de Formação da Reserva (OFR) recém criado recebeu a numeração alfanumérica de TG 02-311 e teve como o primeiro diretor o prefeito à época Euclydes Romanini. O primeiro instrutor chefe foi o então 2º sargento Roberto Ubiratan Fernandes, nomeado em 25 de julho de 1974.

As atividades tiveram início em 12 de janeiro de 1975, com 70 convocados nascidos em 1956 e a inauguração de sua sede se deu na Alameda Armando Salles de Oliveira, 763, onde está até hoje.

O TG teve suas atividades suspensas no período dos anos de 2001 a 2005, sendo reinaugurado em 2006 com a matrícula do contingente de convocados da classe de 1997, tendo como diretor o prefeito na ocasião, Kiko Micheloni, e como chefe da instrução o 1º sargento Silas Anderson de Oliveira.

Chefe de instrução do TG, 1º sargento Souto (Siga Mais).

Durante seus 42 anos de funcionamento da primeira fase até os dias atuais, foram nomeados 13 subtenentes e sargentos para chefiar as instruções. Também foram matriculados 3.493 jovens para a prestação do Serviço Militar Inicial.

Atualmente, o chefe da instrução é o 1º sargento Leonardo Pereira Souto. Em Adamantina são matriculados anualmente 50 atiradores. Ao final de cada ano forma o reservista de 2º Categoria para compor a Reserva Mobilizável do Exército Brasileiro.

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Para a turma deste ano o processo de seleção complementar está em andamento, com previsão de iniciar as instruções com o novo grupo de jovens no dia 6 de março.

As atividades realizadas são voltadas ao aprimoramento do caráter e desenvolvimento da capacidade física e do conhecimento da profissão militar, estimulando comportamentos e atitudes que proporcionem o estreitamento e a maior integração da instituição com a sociedade civil.

Neste sentido, são realizadas inúmeras campanhas entre o Tiro de Guerra, a Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade, como a arrecadação de agasalhos, alimentos não perecíveis, entre outras, revertidas a famílias em situação de vulnerabilidade social. No efetivo, essas ações também trabalham aspectos de solidariedade, norteados pela noção de cidadania.

O TG tem participação destacada nas atividades cívicas do município, com destaque para os desfiles cívico-militares realizados na cidade.

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Prefeitura de Adamantina

Publicidade

ADT Drone