Cidades

Tarifas da Sabesp ficam quase 10% mais caras a partir desta quarta-feira (10)

Reajuste de 9,56% foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo

Por: Da Redação atualizado: 10 de maio de 2023 | 18h54
Todos os usuários residenciais, comerciais, industriais e públicos da Sabesp terão suas tarifas médias ajustadas em 9,56% (Siga Mais). Todos os usuários residenciais, comerciais, industriais e públicos da Sabesp terão suas tarifas médias ajustadas em 9,56% (Siga Mais).

 

As tarifas de água e esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ficam 9,56% mais caras a partir desta quarta-feira (10). O reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), e vale para todos os usuários residenciais, comerciais, industriais e públicos.

As deliberação que autorizam o reajuste foram publicadas no dia 7 de abril no Diário Oficial do Estado. O reajuste será aplicado sobre as faturas emitidas a partir desta quarta-feira.

Conforme a Arsesp, o reajuste deste ano tem dois componentes principais que, juntos, resultaram em 9,56% de acréscimo nas tarifas para todos os usuários que são atendidos pela Sabesp (residenciais, comerciais, industriais e públicos).

O primeiro componente – explica a Agência – foi definido pela Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) que resultou em 4,09%. “Vale ressaltar que este componente reestabeleceu as condições pré pandemia de equilíbrio econômico-financeiro da empresa, garantindo a capacidade de investimento necessária para o atingimento da universalização e realização das demais benfeitorias pela Sabesp. Importante dizer que este ajuste assegurou viabilizar, priorizar e ampliar a assistência às famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico”, descreve a Arsesp.

O segundo componente é o reajuste da margem, valor definido anualmente pela Agência, e que após a aplicação de todos os fatores resultou em 5,25%. “Cabe destacar que o principal componente deste valor é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) dos últimos 12 meses, que ficou estabelecido em 5,59%. Desta forma, esta parcela do reajuste anual da Sabesp ficou abaixo da inflação no período”, pontua a Arsesp.

A Agência também pontua sobre sua atuação no contexto tarifário. “Destaca-se ainda que a Arsesp cumpriu seu papel de técnico regulador ao conduzir Revisão Tarifária Extraordinária (RTE), atuando de forma diligente, transparente e cumprindo todos os ritos estabelecidos legalmente, com consulta e audiência públicas, ambas com participação da sociedade”.

Confira as Deliberações nº 1.394 e 1.395 de 06 de abril de 2023, todas as tabelas com o valor do reajuste das tarifas praticadas pela Sabesp.

 

Publicidade

Prefeitura de Adamantina
Cóz Jeans
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone