Cidades

Sincomércio leva empresários, vereadores e imprensa para encontro com prefeito

Como saldo da reunião, foi decidido pela criação do Conselho do Comércio.

Por: Da Redação atualizado: 27 de fevereiro de 2017 | 08h16
Encontro reuniu empresários, representantes políticos e imprensa, que discutiram ações em apoio ao comércio local (Foto: Rafael Teixeira). Encontro reuniu empresários, representantes políticos e imprensa, que discutiram ações em apoio ao comércio local (Foto: Rafael Teixeira).

Uma iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e Região (Sincomércio) reuniu hoje (24) dirigentes do sindicato, empresários, vereadores e imprensa, com o prefeito Márcio Cardim e parte de sua equipe.
A ação foi liderada pelo presidente do Sincomércio, Sérgio Vanderlei. O encontro aconteceu na sala de reuniões do prefeito, no quinto andar do paço municipal. Cardim convocou para o encontro os secretários João Lopes (Finanças) e Gustavo Taniguchi Rufino (Gabinete).
Representando o Legislativo, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal Eduardo Fiorillo e os vereadores Acácio Rocha, Aguinaldo Galvão, Alcio Ikeda, João Davoli e Paulo Cervelheira.
No encontro, Sérgio reiterou uma pauta de reivindicações que já havia sido apresentada ao prefeito, durante a campanha eleitoral, com quase duas dezenas de sugestões que poderiam estimular o comércio de Adamantina.
As sugestões passam pela revitalização do comércio e envolvem temas como trânsito, ações de marketing institucional que promovam a cidade, incentivos fiscais para instalação de empresas, regulamentação e fiscalização das feiras itinerantes e vendedores ambulantes, criação de programa de compras governamentais e licitações exclusivas às micro e pequenas empresas, criação do cartão educação, desburocratização, eficiência, redução dos gastos públicos, parcerias, consolidação local da Lei Geral da micro e Pequena Empresa e a retomada da decoração natalina.
Outro ponto apresentado pelo prefeito se refere às práticas de fiscalização, desenvolvidas pela Prefeitura, cuja conduta foi criticada pelos empresários, sobretudo o desenquadramento das empresas locais do Simples Nacional, pela Prefeitura, o que acontece rotineiramente, sempre ao final de cada ano, e causa transtornos aos empresários.
No encontro, os empresários relataram casos vivenciados com a fiscalização e cobraram um posicionamento da Prefeitura, menos truculento e arbitrário, e que reconhecesse o empresário como um contribuinte, e não como inimigo.
Sobre esse ponto, o prefeito mostrou preocupação e sensibilidade. “A fiscalização não pode ver o contribuinte como um inimigo, e o contribuinte não pode ver a Prefeitura como inimiga. Essa conduta traz problemas e isso não é bom. Vamos estudar essa reclamação e avaliar”, garantiu Cardim.

Conselho do Comércio

Uma decisão já gerada no encontro, e que foi solicitada pelo presidente do Sincomércio, Sérgio Vanderlei, foi criação de um grupo permanente voltado aos temas do comércio. De imediato, o prefeito encaminhou para a criação do Conselho do Comércio, e nomeou o Secretário Municipal de Gabinete, Gustavo Taniguchi Rufino, como interlocutor dessa iniciativa. O próximo passo é a indicação dos nomes, pelo Sincomércio, para composição do Conselho, permitindo a sua nomeação, via decreto, pela Prefeitura. O Conselho terá o papel de contribuir com a discussão de temas, ações, iniciativas, projetos e medidas que fortaleçam o setor  e o diálogo e parceria entre o poder público e os empresários.

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone