Sincomércio de Adamantina debate hoje o cenário econômico pós-impeachment
Encontro será a partir das 18h30, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal.

Nesta quarta-feira (21), a partir das 18h30, o Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina promoverá debate sobre os impactos do fim do processo de impeachment na economia brasileira. O evento acontece no Anfiteatro da Biblioteca Municipal.
Sob o mote “Desafios econômicos pós-impeachment: diagnósticos e projeções nacionais e regionais”, representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) pretendem orientar o empresariado acerca dos desdobramentos políticos, econômicos e sociais que afetam diretamente o comércio varejista.
Segundo nota à imprensa distribuída pela FecomercioSP, a ideia é apresentar o cenário econômico atual, com dados e análises de maior abrangência e, também, contextualizar a realidade do município e região dentro das projeções esperadas com o novo governo.
De acordo com a nota, o encontro faz parte de um ciclo de palestras que percorrerá outras cidades do interior de São Paulo, sempre com o objetivo de subsidiar empresários locais com uma análise crítica e estratégica sobre as transformações que influenciam os rumos do setor.
O evento será aberto pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina, Sergio Vanderlei da Silva, e pelo coordenador da CSO, Pedro Pavão. Os painéis serão ministrados pelo Superintendente da Federação, Antonio Carlos Borges, e por assessores econômicos da Entidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone (18) 3521-5515.
Queda no faturamento do varejo
Antes do evento, os sindicatos patronais integrantes da Coordenadoria Sindical Oeste (CSO) da FecomercioSP se reunirão para debater temas jurídicos e econômicos que afetam o comércio da região. Tal encontro ocorre mensalmente, em diferentes cidades, a fim de reunir demandas e propostas dos comerciantes para o desenvolvimento da economia local.
A condução da reunião ficará a cargo do Coordenador da CSO e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu, Pedro Pavão.
Um dos pontos a serem detalhados no encontro, entre os dirigentes sindicais, é o comportamento do varejo da região de Presidente Prudente, que apresentou queda no faturamento no primeiro semestre deste ano, em relação aos indicadores do mesmo período do ano passado.
De acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), produzida pela Federação com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP), apenas quatro das nove atividades pesquisadas em junho registraram alta no faturamento em relação ao mesmo mês de 2015. Mesmo com a maioria dos setores em queda, as vendas varejistas da região cresceram em relação a junho de 2015.
O mercado de trabalho formal do setor varejista de Adamantina também está entre os assuntos que serão debatidos na ocasião. Após registrar o fechamento de 24 postos de trabalho no primeiro semestre deste ano, em julho, o varejo da cidade criou cinco novos empregos com carteira assinada.
Para os economistas, tais análises são ferramentas estratégicas para que as empresas tenham em mãos verdadeiros balizadores, responsáveis por nortear tomadas de decisões, principalmente com relação a novos investimentos.