Cidades

Servidores da Biblioteca participam de capacitação do Sistema Estadual de Museus

Capacitação possibilitou conhecer a burocracia e os requisitos mínimos para criação de um museu.

Por: Assessoria de Imprensa | Pref. de Adamantina
Representantes de Adamantina e cidades da região, na capacitação do Sistema Estadual de Museus, realizado em Presidente Prudente (Foto: Divulgação). Representantes de Adamantina e cidades da região, na capacitação do Sistema Estadual de Museus, realizado em Presidente Prudente (Foto: Divulgação).

Os servidores da Biblioteca Municipal Cônego João Baptista de Aquino participaram de um encontro regional em Presidente Prudente na última quarta, 15, o qual contou com palestra sobre as normativas de reconhecimento, legitimação e criação de museus, com o Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP) Davidson Panis Kaseker.
A capacitação possibilitou conhecer a burocracia e os requisitos mínimos para criação de um museu no município, tendo em vista a existência do acervo visitável em anexo próprio na Biblioteca Municipal. Um dos requisitos que impossibilita o reconhecimento do acervo visitável como “museu” é a inexistência de um imóvel próprio, dedicado ao acervo do museu.
SISEM-SP
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado. Em seu último mapeamento, realizado no ano de 2010, foram listadas 415 instituições museológicas públicas e privadas, distribuídas em 190 municípios do Estado.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais