Cidades

Psicoeducadora Denise Freire lança em Adamantina livro sobre educação e direitos humanos

Iniciativa criada em Adamantina é apresentada em livro.

Por: Da Redação atualizado: 12:08
Autora apresenta livro em Adamantina (Imagens: Siga Mais). Autora apresenta livro em Adamantina (Imagens: Siga Mais).

A psicoeducadora Denise Alves Freire lançou em Adamantina o livro “Uma Jornada em Direitos Humanos – Iluminando os Caminhos da Educação”. A obra apresenta a experiência do Roteiro Único de Trabalho Humanizado (R.U.T.H.), projeto criado na cidade e aplicado em organizações escolares da região, voltado para fortalecer valores humanos e promover saúde emocional desde a infância.

O lançamento ocorreu no dia 12 de agosto, no campus II do Centro Universitário de Adamantina (FAI), durante o evento Conexão Direito. Na ocasião também foram apresentadas as ações do projeto Soul Feminina, idealizado pela juíza Ruth Duarte Menegatti, onde Denise é responsável pela sua execução técnica.

Noite de lançamento em Adamantina (Imagem: Siga Mais).

Com 92 páginas, o livro descreve como a iniciativa nasceu em 2018 a partir de experiências anteriores na área de saúde mental, como a campanha Calendário da Vida, voltada à prevenção da depressão infantil e do suicídio juvenil. O projeto evoluiu para uma proposta pedagógica estruturada, que integra escola, família e comunidade, sem interferir no plano político-pedagógico das instituições.

Publicidade

Parfum Perfumes Importados

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Unimed Adamantina

O R.U.T.H. baseia-se em princípios como justiça, respeito, solidariedade e amizade, oferecendo ferramentas para educadores e gestores criarem ambientes escolares mais acolhedores e integrativos, alinhados às diretrizes da BNCC e da LDB.

Segundo Denise, a obra tem como objetivo compartilhar experiências e inspirar profissionais da educação. “Os resultados do projeto têm sido tão expressivos que sentimos a necessidade de dividi-los com todos, para multiplicar esse conhecimento e incentivar práticas que valorizam os direitos humanos.”

Noite de lançamento em Adamantina (Imagem: Siga Mais).Noite de lançamento em Adamantina (Imagem: Siga Mais).Noite de lançamento em Adamantina (Imagem: Siga Mais).

Além da contribuição da juíza Ruth Duarte Menegatti, o desenvolvimento do projeto contou com o apoio de especialistas como Fátima Duarte Pacheco, referência internacional em educação, e Denise Conde Godinho, neuropsicopedagoga com atuação ampla na área educacional.

O livro se propõe a ser um guia prático e teórico para quem deseja promover equidade, inclusão e diversidade nos espaços educativos, com uma metodologia adaptável a diferentes contextos e necessidades.

A autora

Denise Alves Freire é psicoeducadora, graduada em psicologia, com pós-graduação em psicopedagogia e especialização em educação integrativa.

  • Criadora e desenvolvedora do programa "Roteiro Único de Trabalho Humanizado" e Diretora Executiva da AI – Assessoria Integrativa.
  • Detém ampla experiência em projetos que promovem o conhecimento sobre cidadania, fundamentados nos direitos humanos.
  • Atua em iniciativas de combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar, além de ministrar cursos de formação para profissionais no âmbito educacional em múltiplos segmentos.
  • Desde 2017, desenvolve projetos psicoeducacionais em colaboração com o Poder Judiciário do Estado de São Paulo.
  • Autora de livros e artigos sobre remodelação em Saúde Mental, Violência Doméstica e Familiar, Orientação de Carreira, entre outros.

Saiba mais

Leia mais sobre a iniciativa que envolve educação e direitos humanos, conforme texto que integra a contracapa do livro:

“O Roteiro Único de Trabalho Humanizado configura-se como uma estrutura pedagógica inovadora, desenhada para orientar práticas de trabalho de maneira integrativa e humanizada. Centrado nas necessidades psicoeducacionais e no bem-estar dos alunos, este trabalho tem como pilares fundamentais a justiça, o respeito, a solidariedade e a amizade, que inevitavelmente, promove um ambiente colaborativo e acolhedor, facilitando a implementação de soluções eficazes e estruturadas.

Apresenta uma estrutura lógica e organizada que facilita a compreensão e a implementação de propostas orgânicas e eficazes, permitindo uma abordagem estruturada e eficiente. Projetado para ser aplicado em diferentes contextos, o Roteiro Único de Trabalho Humanizado apresenta uma proposta flexível, adaptável às necessidades específicas de cada projeto ou situação, o que possibilita economia de tempo e recursos.

Sua metodologia é um guia orientador, fornecendo diretrizes claras sobre como abordar problemas e desenvolver soluções.

Este livro configura-se como um recurso instrumental relevante para educadores, administradores, gestores e profissionais que buscam estabelecer ambientes de trabalho orientados pelos princípios dos direitos humanos, promovendo práticas que valorizam a equidade, igualdade, inclusão e diversidade. A obra é, portanto, uma contribuição significativa para o campo da gestão da integração humana e autodesenvolvimento, fornecendo ferramentas teóricas e práticas para a promoção dos direitos fundamentais das pessoas”.

Noite de lançamento em Adamantina (Imagem: Siga Mais).

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Prefeitura de Adamantina

Publicidade

ADT Drone