Cidades

Projeto leva a estudantes do ensino médio conteúdos sobre cidadania, direitos e deveres

Estudantes receberão conteúdos por meio de cartilhas e palestras.

Por: Da Redação | Com informações da UniFAI atualizado: 11:28
Lançamento projeto UniFAI e OAB vão à Escola (Foto: Lucas Bonora). Lançamento projeto UniFAI e OAB vão à Escola (Foto: Lucas Bonora).

Foi lançado na última quinta-feira (11) o projeto “UniFAI e OAB vão à Escola”. A cerimônia ocorreu no campus II do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), com a presença de autoridades, advogados e educadores.
Segundo a UniFAI, o projeto consiste na entrega de uma cartilha com material desenvolvido por advogados da OAB-SP aos alunos do 3º ano do ensino médio das redes pública e privada. Em Adamantina, o projeto é realizado em parceria entre a 59ª Subseção da OAB-SP e a UniFAI, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do curso de direito.
Na solenidade, o aluno do 10º termo do curso de direito da UniFAI, Diego Bianchi, apresentou uma síntese do projeto, que se iniciou em 1999, ressaltando a sua importância para a formação dos estudantes do ensino médio – foco da iniciativa –, bem como aos acadêmicos do curso de direito, que têm a oportunidade de participar de uma ação cidadã.
Já o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, destacou os aspectos institucionais da parceria. “A UniFAI uniu-se à OAB de Adamantina por acreditar na importância do projeto que tem como objetivo promover a participação e o engajamento cada vez maior dos jovens mediante à defesa dos seus direitos e à luta pelos ideais democráticos do Estado Democrático de Direito”.

Temáticas do direito que serão levadas às escolas

Em Adamantina, a Comissão OAB vai à Escola é composta pelos advogados Fernanda Butarelo (presidente); Luis Antônio Mota (vice-presidente); Nádia Regina Mendes Leocádio (1ª secretária) e Paula Renata Minutti (2ª secretária). Todos os membros estavam presentes no lançamento do projeto.
Fernanda Butarelo é também coordenadora de Projetos de Extensão na Área de Humanas da UniFAI. Em release distribuído à imprensa, ela destaca aspectos do programa e os temas do direito que serão levados aos estudantes do ensino médio. “No encontro nas salas de aulas do ensino médio, os alunos do 5º ano do curso de direito da UniFAI dialogam com os jovens sobre cidadania e Constituição Federal. Os temas jurídicos específicos previstos na cartilha, como internet e cidadania digital, direito de família, violência doméstica e respeito às diversidades, são abordados por advogados”. Ela também comemorou o resgate dessa iniciativa. “Estamos muito felizes pelo resgate do projeto ‘UniFAI e OAB vão à Escola’, o que só foi possível com a parceria institucional, pois se trata, indiscutivelmente, de um projeto muito especial de cidadania, através do qual nós advogados e os alunos do 5º ano do curso de direito dialogamos com os jovens do ensino médio sobre direitos e deveres e, certamente, aprendemos coisas novas com a experiência humana de caráter educacional”, finalizou Fernanda Butarelo.

Lançamento projeto UniFAI e OAB vão à Escola (Foto: Lucas Bonora).

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone