Cidades

Projeto Asa promove reunião com pais e assistência social explica mudanças

Mudanças no lugar, novos recursos, ampliação da equipe e treinamento visam atender nova demanda.

Por: Da Redação atualizado: 4 de março de 2017 | 14h43
Projeto Asa promove reunião com pais e assistência social explica mudanças (Foto: Cedida). Projeto Asa promove reunião com pais e assistência social explica mudanças (Foto: Cedida).

A Secretária Municipal da Assistência Social de Adamantina, Andréia Regina Ribeiro, presidiu na noite de ontem (2) um encontro com pais das crianças atendidas pelo Projeto Asa, sobretudo em razão da mudança que transferiu os serviços da Casa do Garoto para o novo espaço. Segundo Andréia, 111 pais participaram do encontro, o que considera bastante positivo. Apenas 20  faltaram.
Até o ano passado o atendimento a crianças e adolescentes, dentro dessa modalidade, era prestado Casa do Garoto, com recursos da educação. Ao assumir o governo, em janeiro, a nova administração identificou que a destinação dos recursos da educação, para essa modalidade de atendimento, era irregular, e que deveria ser feita pela área da Assistência Social.
Assim, foi realizada a mudança, obrigado a saída do programa, da Casa do Garoto, para o Projeto Asa, sob gestão da Secretaria Municipal da Assistência Social de Adamantina. A mudança gerou reclamações e queixas dos pais, sobretudo decorrente da falta de estrutura do Projeto Asa para receber um novo grupo de crianças e adolescentes, repentinamente.
As queixas foram recebidas pelos Projeto Asa e pela própria Secretaria Municipal da Assistência Social, que se manifestaram, informando que as adequações seriam implantadas imediatamente. A primeira medida foi o reforço da equipe, como novos estagiários, a definição de rotinas de trabalho para a equipe e a reorganização interna do ambiente de convivência.

Mudanças

A Secretária Municipal da Assistência Social de Adamantina, Andréia Regina Ribeiro, explicou ao SIGA MAIS as mudanças que foram adotadas e outras que estão em andamento, no Projeto Asa, para atender a nova demanda do lugar.
A primeira medida foi inserir as crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dentro do leque de programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social, operados em Adamantina pelo órgão gestor local. Até então esse referenciamento não existia. Foi reservada uma data e horário específicos para o atendimento da assistente social aos pais e responsáveis: às quartas-feiras, das 7h às 12h30.
O quadro de funcionários também era insuficiente para a nova demanda. Assim, foram contratados um ajudante geral e seis estagiários (cinco de pedagogia e um de educação física). Toda a equipe passará por treinamento e capacitação, o que ocorrerá na próxima sexta-feira (10), com foco no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Foi realizada também a divisão das crianças e adolescentes em quatro grupos (por período), agrupadas por faixas-etárias, com no máximo 20 crianças e adolescentes por grupo, seguindo as orientações técnicas recomendadas, e elaborada uma lista com nome do responsável pelas crianças e adolescentes, telefone, endereço, escola que estuda e outras observações.
Outro problema foi criar um cronograma de atividades, o que até então não existia. Assim, foram definidos cronogramas dos horários das turmas, cronogramas dos horários dos ônibus e cronogramas dos horários dos funcionários e estagiários. Outra decisão para que a equipe receba as crianças e adolescentes no portão de entrada.

Melhorias nas instalações

O espaço físico e instalações sofreram mudanças. Antes eram três salas para atividades com crianças e adolescentes, que foram ampliadas para seis. Havia uma sala de TV para crianças e adolescentes, o que foi ampliado para mais uma. Agora, há uma sala para crianças de 4 a 6 anos e outra sala para grupo com idade entre 7 e 14 anos.
Foi criada também uma sala para brincadeiras para as crianças da faixa etária de 4 a 6 anos de idade com piscina de bolinhas e outros brinquedos. Antes, esse espaço não existia. Outros destaques envolvem a ambientação temática do lugar, com tapetes de EVA, pufs e mesas para atividades com tamanho ideal para essa faixa etária.
Por determinação da Secretária Municipal da Assistência Social de Adamantina, Andréia Regina Ribeiro, outras melhorias são alvo de ações, como a adequação da entrada conforme as normas de acessibilidade, o que até então não existia.
Com a nova demanda as áreas de banho ficaram insuficientes, sendo determinada a instalação de quatro novos chuveiros e ventiladores nas novas salas. Foi solicitada ainda, e está em andamento, a aquisição de uniformes para as crianças e adolescentes inscritos no Projeto Asa.
Para qualquer dúvida, reclamações, sugestões e elogios, a Secretária Municipal da Assistência Social de Adamantina, Andréia Regina Ribeiro, coloca-se à disposição, bem como sua equipe. Em especial, destaca o atendimento da assistente social aos pais e responsáveis: às quartas-feiras, das 7h às 12h30, na sede do Projeto Asa.

Fotos

Publicidade

Prefeitura de Adamantina
Cóz Jeans
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone