Programa da Energisa reduz consumo de energia elétrica no PAI Nosso Lar e Santa Casa
No PAI Nosso Lar economia é de 75%, com despesas de energia elétrica. Na Santa Casa, 32%.
Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) desenvolvimento pela concessionária Energisa Sul-Sudeste, foi possível reduzir o consumo de energia elétrica nas instituições de saúde instaladas em Adamantina: Santa Casa e PAI Nosso Lar.
As duas instituições foram contempladas com os investimentos em tecnologias eficientes que contribuem para a redução do consumo e desperdício de energia elétrica, e consequentemente, do valor da conta de energia. O acesso das duas entidades a essas melhorias se deu a partir da apresentação de projetos de eficiência energética, dentro do edital aberto pela Energisa Sul-Sudeste.
Os detalhes sobre o programa e seus resultados práticos foram apresentados em uma reunião aberta, realizada na manhã desta quarta-feira (21), no anfiteatro da Biblioteca Municipal de Adamantina, com representantes da Energisa Sul-Sudeste, das duas instituições beneficiadas, técnicos envolvidos no projeto e instalação dos equipamentos e autoridades.
O gerente de serviços comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Dalessandro Luis Mafei, abriu o encontro e destacou investimentos da concessionária, em Adamantina, na modernização de sua estrutura de serviços, e seus programas, entre os quais, de eficiência energética, que permite a atuação da empresa em benefício das instituições, nas comunidades.
Em seguida, o engenheiro eletricista Thiago Peres de Oliveira, responsável pelos projetos de Eficiência Energética da empresa, detalhou sobre o programa. As duas instituições adamantinenses apresentaram projetos, foram aprovadas na seleção e todas as melhorias e investimentos já foram realizados.
Segundo Thiago, a Energisa Sul-Sudeste investiu mais de R$ 506 mil na substituição do sistema de iluminação interna, com a implantação de equipamentos mais modernos e na instalação de sistema de geração fotovoltaica, na Santa Casa e PAI Nosso Lar. “Trata-se de placas fotovoltaicas que têm a capacidade de gerar energia elétrica a partir dos raios do sol. Ou seja, outra fonte de energia que pode ser utilizada para diversos fins, como acender uma lâmpada ou ligar uma televisão. Com esses projetos as entidades terão uma economia de aproximadamente 12.555 kWh (quilowatts-hora) no mês”, disse Thiago.
O engenheiro eletricista detalhou ao público que no caso do PAI Nosso Lar, a economia alcançada foi de 75%. Na Santa Casa, a economia atingida foi de 32%.
A Santa Casa é um hospital de referência para a região de Adamantina e o PAI Nosso Lar é uma unidade de saúde mental que atende pacientes de toda a região de Marília. A economia alcançada permite agora alocar recursos para outras áreas.
Missão social
Presente ao encontro, a juíza da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, que atua diretamente no programa de restruturação da instituição PAI Nosso Lar, destacou a atuação da concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica. “A missão social da empresa, que é uma concessionária de serviço público, está cumprida”, disse.
Os projetos inscritos pela Santa Casa de Adamantina e PAI Nosso Lar tiveram a participação ativa do elétrico adamantinense Marcelo Valente, presente à reunião. “Ele nos procurou e deu essa oportunidade, de forma voluntária”, completou a magistrada.
Os projetos das duas instituições locais foram desenvolvidos pela empresa NextEnergy Engenharia Ltda, representada pelo engenheiro Marcelo Valente, em conjunto com a Dinâmica Energia Solar, de São Carlos.
Dois representantes da Dinâmica, também participaram do encontro: o engenheiro de produção Mauro Forgerini e o engenheiro elétrico Cláudio Roberto Zachin.
Novos editais
De acordo com Thiago Peres de Oliveira, a Energisa Sul-Sudeste abre anualmente o edital do Programa de Eficiência Energética, com investimentos previstos de R$ 6 milhões a cada ano. O edital vigente teve inscrições encerradas no final do ano passado e 31 projetos estão sob avaliação.
Ele destacou que no próximo edital novas instituições e as mesmas instituições já contempladas podem apresentar projetos que permitam ampliar o conjunto de melhorias e investimentos com vistas à economia de energia, uso de fontes alternativas de energia e redução de perdas.
O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa Sul-Sudeste é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Conjunto de placas fotovoltaicas foram instaladas na Santa Casa de Adamantina (Foto: Divulgação/Energisa).
PAI Nosso Lar também recebeu conjunto de placas fotovoltaicas (Foto: Divulgação/Energisa).